Saiba como funciona a ID Jovem e use para viajar e ter outros benefícios

21/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Veja como funciona a ID Jovem e como usá-la para viajar e para ter acesso a eventos culturais, esportivos e artísticos em todo o país.

Publicidade

A forma como funciona a ID Jovem oferece uma série de benefícios aos seus portadores, inclusive para viajar. O documento é gratuito e sua emissão é online.

Seus destinatários são jovens que pertencem a famílias de baixa renda. Com o documento, eles podem ter acesso barateado a eventos culturais e transportes coletivos.

Para saber quem pode obter o documento e como usá-lo, acompanhe o Guia do Ex-Negativado. Veja como funciona a Identidade Jovem e a importância dela.

Quem pode fazer a Identidade Jovem?

Podem fazer o documento jovens com idade entre 15 e 29 anos, que façam parte de família cuja renda mensal seja de até dois salários mínimos.

Portanto, atualmente a renda máxima familiar para quem pretende obter a ID Jovem é de R$ 2.640.

Como funciona a emissão da ID Jovem?

É possível fazer a Identidade Jovem pela internet. Todavia, para isso, o jovem precisa ter um Número de Inscrição Social (NIS).

Para saber se você possui um NIS, basta acessar o site do Cadastro Único.

Feito isso, clique em “Consultar por CPF”, preencha os dados e veja se você possui.

Caso a resposta seja positiva, ótimo, basta acessar o aplicativo da ID Jovem e emiti-la.

Por outro lado, caso ainda não tenha NIS, é necessário criá-lo.

Para tanto, vá até uma unidade de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município.

Basta apresentar um documento de identificação e um comprovante de residência. Além disso, o comprovante de renda familiar também pode ser útil.

Como funciona a ID Jovem para viajar?

De acordo com as regras da Identidade Jovem, todas as empresas de transporte urbano interestadual devem reservar para os portadores do documento:

  • 2 vagas gratuitas por veículo;
  • 2 vagas com 50% de desconto no valor da passagem por veículo.

Para usufruir deste benefício, quem possui a ID Jovem deve apresentar o documento no momento da compra da passagem, caso gratuita.

Além disso, na maioria das empresas é possível selecionar a opção nas compras de bilhetes online.

Contudo, cuidado! Para usar a ID Jovem para viajar é necessário comprar a passagem com antecedência mínima de 3 horas da partida do veículo.

Outros benefícios da ID Jovem

A ID Jovem funciona para concessão de descontos em viagens e até mesmo para a obtenção de passagens gratuitas. Mas não é só isso.

Seus portadores também têm direito a 50% de desconto em ingressos para cinemas, teatros, shows e outros eventos de natureza artística, esportiva e cultural.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa