Ainda é possível fazer o saque do FGTS de conta inativa em 2023

O saque do FGTS de conta inativa é uma opção de dinheiro extra em 2023. Afinal, mesmo que inativo, o saldo permanece pertencendo ao trabalhador.

Chama-se de saldo inativo aquele presente em contas de Fundo de Garantia referentes a vínculos de emprego que já terminaram.

Geralmente o término dos contratos, nestes casos, ocorre por pedido de demissão ou dispensa por justa causa, situações que não permitem o resgate do FGTS.

Além disso, o saldo inativo também pode decorrer de dispensa sem justa causa após o trabalhador aderir ao saque-aniversário.

A boa notícia é que ainda é possível realizar o resgate do saldo inativo de Fundo de Garantia em 2023. Saiba em quais situações.

Quem ainda pode fazer o saque do FGTS de conta inativa em 2023?

Apenas quem possui valores disponíveis na conta de Fundo de Garantia e que se enquadrar em alguma das situações que permite a movimentação do FGTS.

Isso acontece porque o Fundo de Garantia não é uma parcela de livre uso. Ele pertence ao trabalhador, mas somente pode ser resgatado em situações específicas.

Esta limitação quanto à sua utilização decorre de sua natureza. O Fundo e Garantia é uma espécie de poupança compulsória que fica disponível em cenários de urgência financeira.

Em quais situações é possível fazer o saque do FGTS de conta inativa em 2023?

São várias as situações que permitem o saque do Fundo de Garantia, seja de contas ativas ou inativas.

Calamidade pública

Quem mora em região atingida por fenômenos naturais que levaram à decretação de estado de calamidade pública pode buscar o saque de conta ativa ou inativa do FGTS em 2023.

Este é o caso de pessoas que moram nas cidades gaúchas atingidas por inúmeros temporais e tornados neste segundo semestre de 2023.

A Caixa atualiza semanalmente a lista de cidades cujos habitantes estão autorizados a fazer o saque do FGTS por calamidade pública.

Desemprego por 3 anos ou mais

Pessoas que estão sem emprego por pelo menos 3 anos ininterruptos podem solicitar o saque da conta inativa de FGTS em 2023.

A solicitação é online, no portal ou aplicativo FGTS. Com ela, o trabalhador deverá apresentar uma cópia digitalizada da carteira de trabalho a fim de confirmar o tempo mínimo de desemprego.

Compra de imóvel

Também é possível usar o Fundo de Garantia na compra de imóvel residencial.

O saque da conta inativa do FGTS pode representar a entrada no imóvel ou amortização das parcelas.

Para tanto, é crucial quo o cidadão não tenha outro imóvel residencial no mesmo município em que reside. Além disso, precisa ter 3 anos ou mais de inscrição no FGTS.

Doença

Quem enfrenta doenças graves pode fazer o saque da conta do FGTS em 2023 para cobrir custos com tratamentos e medicamentos.

Aliás, neste caso o enfermo pode ser o trabalhador que detém o Fundo de Garantia ou um de seus dependentes financeiros, como filho ou companheiro.

Saque-aniversário

Quem nasceu em dezembro e ainda não aderiu ao saque-aniversário pode se inscrever na modalidade até o dia 29 deste mês.

Caso o faça dentro deste prazo, a parcela de 2023 do saque-aniversário fica disponível ainda neste ano.

Por outro lado, quem é adepto ao saque-aniversário e não o antecipou, pode contratar a antecipação das parcelas.

Ela nada mais é do que um empréstimo. Contudo, possui juros baixos, pois usa como garantia o saldo ativo ou inativo da conta de FGTS em 2023.

Deixe um comentário