Após quanto tempo posso sacar o FGTS depois da demissão? Veja quanto precisa esperar

Após quanto tempo posso sacar o FGTS depois da demissão? Quem sofreu dispensa sem justa causa ou fez acordo de dispensa tem o direito de fazer o saque do saldo do Fundo de Garantia e da multa de rescisão.

Nestas hipóteses, então, o FGTS passa a fazer parte das verbas rescisórias às quais o trabalhador tem direito. Todavia, seu pagamento não ocorre junto com os demais benefícios da rescisão. Desse modo, seu saque é feito à parte, diretamente na conta do Fundo de Garantia.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e confira, hoje, qual é o prazo para dar entrada no saque do FGTS após a rescisão. Também, aproveite e veja outras informações relevantes sobre o assunto.

A partir de quanto tempo depois da demissão posso sacar o FGTS?

O prazo para que o empregador informe à Caixa Econômica o final do contrato de trabalho é de 10 dias. Ela é quem gerencia o Fundo de Garantia. Por isso, comunicá-la sobre a rescisão é o primeiro passo para que haja a liberação do FGTS ao trabalhador.

Além disso, o prazo para que o empregador realize o depósito da multa rescisória também é de 10 dias. Esse prazo é contado em dias corridos. Isto é, inicia-se no dia seguinte à rescisão e conta dias úteis e não-úteis.

Portanto, o tempo depois da demissão para sacar o FGTS é de 10 dias. Então, o trabalhador deve fazer a solicitação de saque. Caso ele seja digital, a Caixa faz o depósito do valor em conta em até 5 dias úteis.

Qual é o prazo para solicitar o resgate do FGTS?

Passado o tempo de 10 dias para o trabalhador sacar o FGTS após a demissão, ele possui o prazo de 30 dias para solicitá-lo.

Todavia, caso a solicitação não ocorra dentro dele, basta solicitar o ex-empregador uma nova chave de acesso ao Fundo de Garantia.

Como sacar o FGTS depois a demissão?

O trabalhador pode realizar o saque digital, que acontece no aplicativo do FGTS. Nele, é possível ter acesso ao valor sem sair de casa. Assim, o dinheiro cai diretamente na conta bancária.

Para isso, acesse o aplicativo e faça o login com CPF e senha. Depois, clique em “Meus saques” e, dentro dele, na opção referente à conta bancária. Registre a conta, agência e a instituição, revise os dados e confirme.

Por outro lado, se você quer sacar o FGTS depois da demissão de forma presencial, saiba que isso também é possível. Para valores até R$ 3 mil, resgate os valores nos caixas eletrônicos CEF, nas Lotéricas ou representantes Caixa Aqui. Para valores superiores, busque o atendimento pessoal nas agências da Caixa Econômica.

Conheça, no App do Guia, mais sobre o FGTS e veja quais são as outras opções de saque da parcela além da rescisão contratual. Assim, veja quando é possível contar com esse valor!

Deixe um comentário