Você sabia que tem como dar entrada no seguro desemprego pela Carteira Digital? Com ela, torna-se muito mais fácil ter acesso ao benefício.
Ele se disponibiliza para alguns tipos de trabalhadores diante da dispensa sem justa causa. Saiba quem pode recebê-lo e como requerê-lo em poucos passos, aqui no Guia do Ex-Negativado.
Quem pode dar entrada no seguro-desemprego pela Carteira Digital?
A princípio, todos que têm direito ao benefício podem requerê-lo pela internet, no aplicativo voltado à carteira de trabalho.
São regras para ter acesso ao seguro-desemprego:
- Dispensa sem justa causa;
- Ausência de outra fonte de renda, como outro vínculo de emprego, sociedade em empresa com lucro ou rendimento enquanto autônomo;
- Tempo mínimo de trabalho.
No que se refere ao tempo mínimo de trabalho para dar entrada no seguro-desemprego pela Carteira Digital, ele varia de acordo com a categoria.
Para trabalhadores urbanos, por exemplo, ele dependerá de quantas vezes o cidadão já recebeu o benefício:
- 1° pedido: 12 meses de trabalho nos últimos 18 meses;
- 2° pedido: 9 meses de trabalho nos últimos 12 meses;
- 3° pedido: 6 meses de trabalho nos últimos 6 meses.
Por outro lado, para o trabalhador doméstico o tempo mínimo é de 15 meses de trabalho dentro dos 24 meses que antecedem a solicitação.
Como dar entrada no seguro-desemprego pela Carteira Digital?
Confira o passo a passo para solicitar o benefício sem complicações ou burocracia:
- Primeiramente, acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
- Faça o login com sua conta Gov.br;
- Na página inicial, clique em “Benefícios” > “Seguro-desemprego”;
- Então, clique na opção de solicitar o benefício, escolha uma modalidade e informe o número das guias de seguro-desemprego;
- Por fim, aceite os termos, siga as instruções que surgirão na tela do celular e conclua o pedido.
Quanto tempo demora para o pagamento acontecer?
De modo geral, o pagamento acontece em 30 dias após o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego pela Carteira Digital.
As liberações podem acontecer em conta bancária, caso o cidadão registre uma, ou na conta digital Caixa Tem.
Outras possibilidades de resgate incluem o uso do Cartão Cidadão.
Aliás, saiba que é possível acompanhar a liberação do benefício pelo próprio aplicativo de Carteira de Trabalho Digital. Assim, você fica por dentro da aprovação e dos pagamentos das parcelas.
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