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Aprenda como dar entrada no seguro-desemprego pela Carteira Digital

21/11/2023

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Confira o passo a passo de como dar entrada no seguro desemprego pela Carteira Digital e conheça as regras para recebê-lo!

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Você sabia que tem como dar entrada no seguro desemprego pela Carteira Digital? Com ela, torna-se muito mais fácil ter acesso ao benefício.

Ele se disponibiliza para alguns tipos de trabalhadores diante da dispensa sem justa causa. Saiba quem pode recebê-lo e como requerê-lo em poucos passos, aqui no Guia do Ex-Negativado.

Quem pode dar entrada no seguro-desemprego pela Carteira Digital?

A princípio, todos que têm direito ao benefício podem requerê-lo pela internet, no aplicativo voltado à carteira de trabalho.

São regras para ter acesso ao seguro-desemprego:

  • Dispensa sem justa causa;
  • Ausência de outra fonte de renda, como outro vínculo de emprego, sociedade em empresa com lucro ou rendimento enquanto autônomo;
  • Tempo mínimo de trabalho.

No que se refere ao tempo mínimo de trabalho para dar entrada no seguro-desemprego pela Carteira Digital, ele varia de acordo com a categoria.

Para trabalhadores urbanos, por exemplo, ele dependerá de quantas vezes o cidadão já recebeu o benefício:

  • 1° pedido: 12 meses de trabalho nos últimos 18 meses;
  • 2° pedido: 9 meses de trabalho nos últimos 12 meses;
  • 3° pedido: 6 meses de trabalho nos últimos 6 meses.

Por outro lado, para o trabalhador doméstico o tempo mínimo é de 15 meses de trabalho dentro dos 24 meses que antecedem a solicitação.

Dados vazados do Auxílio Brasil

Como dar entrada no seguro-desemprego pela Carteira Digital?

Confira o passo a passo para solicitar o benefício sem complicações ou burocracia:

  • Primeiramente, acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  • Faça o login com sua conta Gov.br;
  • Na página inicial, clique em “Benefícios” > “Seguro-desemprego”;
  • Então, clique na opção de solicitar o benefício, escolha uma modalidade e informe o número das guias de seguro-desemprego;
  • Por fim, aceite os termos, siga as instruções que surgirão na tela do celular e conclua o pedido.

Quanto tempo demora para o pagamento acontecer?

De modo geral, o pagamento acontece em 30 dias após o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego pela Carteira Digital.

As liberações podem acontecer em conta bancária, caso o cidadão registre uma, ou na conta digital Caixa Tem.

Outras possibilidades de resgate incluem o uso do Cartão Cidadão.

Aliás, saiba que é possível acompanhar a liberação do benefício pelo próprio aplicativo de Carteira de Trabalho Digital. Assim, você fica por dentro da aprovação e dos pagamentos das parcelas.

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Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

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