,

Aprenda como dar entrada no seguro-desemprego pela Carteira Digital

21/11/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira o passo a passo de como dar entrada no seguro desemprego pela Carteira Digital e conheça as regras para recebê-lo!

Publicidade

Você sabia que tem como dar entrada no seguro desemprego pela Carteira Digital? Com ela, torna-se muito mais fácil ter acesso ao benefício.

Ele se disponibiliza para alguns tipos de trabalhadores diante da dispensa sem justa causa. Saiba quem pode recebê-lo e como requerê-lo em poucos passos, aqui no Guia do Ex-Negativado.

Quem pode dar entrada no seguro-desemprego pela Carteira Digital?

A princípio, todos que têm direito ao benefício podem requerê-lo pela internet, no aplicativo voltado à carteira de trabalho.

São regras para ter acesso ao seguro-desemprego:

  • Dispensa sem justa causa;
  • Ausência de outra fonte de renda, como outro vínculo de emprego, sociedade em empresa com lucro ou rendimento enquanto autônomo;
  • Tempo mínimo de trabalho.

No que se refere ao tempo mínimo de trabalho para dar entrada no seguro-desemprego pela Carteira Digital, ele varia de acordo com a categoria.

Para trabalhadores urbanos, por exemplo, ele dependerá de quantas vezes o cidadão já recebeu o benefício:

  • 1° pedido: 12 meses de trabalho nos últimos 18 meses;
  • 2° pedido: 9 meses de trabalho nos últimos 12 meses;
  • 3° pedido: 6 meses de trabalho nos últimos 6 meses.

Por outro lado, para o trabalhador doméstico o tempo mínimo é de 15 meses de trabalho dentro dos 24 meses que antecedem a solicitação.

Dados vazados do Auxílio Brasil

Como dar entrada no seguro-desemprego pela Carteira Digital?

Confira o passo a passo para solicitar o benefício sem complicações ou burocracia:

  • Primeiramente, acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  • Faça o login com sua conta Gov.br;
  • Na página inicial, clique em “Benefícios” > “Seguro-desemprego”;
  • Então, clique na opção de solicitar o benefício, escolha uma modalidade e informe o número das guias de seguro-desemprego;
  • Por fim, aceite os termos, siga as instruções que surgirão na tela do celular e conclua o pedido.

Quanto tempo demora para o pagamento acontecer?

De modo geral, o pagamento acontece em 30 dias após o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego pela Carteira Digital.

As liberações podem acontecer em conta bancária, caso o cidadão registre uma, ou na conta digital Caixa Tem.

Outras possibilidades de resgate incluem o uso do Cartão Cidadão.

Aliás, saiba que é possível acompanhar a liberação do benefício pelo próprio aplicativo de Carteira de Trabalho Digital. Assim, você fica por dentro da aprovação e dos pagamentos das parcelas.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa