Atualizei meu Cadastro Único, mas não aparece: as recomendações sobre o que fazer

Atualizei meu Cadastro Único, mas não aparece no sistema; o que aconteceu e o que fazer?

Essas são dúvidas comuns entre os cidadãos que são beneficiários de programas assistenciais. Afinal, manter os dados do CadÚnico atualizados é requisito para continuar recebendo benefícios.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja como funciona a atualização e qual é o prazo para que ela conste no sistema. Assim, saiba o que fazer na situação em que as informações não aparecem nele.

Atualizei meu Cadastro Único, mas não aparece no sistema; O que aconteceu?

Isso decorre, provavelmente, do processamento das novas informações pelo Cadastro Único. Portanto, não tem qualquer relação com a recusa ou a perda dos novos dados.

O que fazer se atualização do Cadastro Único não aparece no sistema?

Neste caso, o correto mesmo é aguardar alguns dias. É comum que a atualização dos dados ocorra uma vez ao mês, na última semana mensal, o que pode justificar o atraso na disposição das novas informações.

Além disso, você pode contatar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade ou o Ministério da Cidadania (121) para tirar suas dúvidas e entender o que aconteceu.

Dessa forma, pode obter orientações diretamente com o atendimento especializado.

Atualização no sistema não é suficiente para alterar dados do Cadastro Único

Embora o CadÚnico possua canais digitais, tal qual seu aplicativo, não é possível atualizar e mudar informações de cadastro por meio deles.

Isto é, quando a atualização requerer a mudança de dados, isso deverá ocorrer presencialmente, no CRAS.

Somente é válido atualizá-los digitalmente quando isso ocorrer por confirmação.

Em outras palavras, a atualização do Cadastro Único no sistema online somente ocorre quando não houver mudança nas informações, apenas reafirmação de que elas estão corretas.

Meu benefício foi suspenso por desatualização do CadÚnico; Quando informações entram no sistema?

Quem teve o benefício suspenso em razão da ausência de atualização de informações do Cadastro Único ou por incongruência entre os dados de inscrição pode esperar até 60 dias após atualizá-lo para ver isso fazer efeito.

Isso decorre da necessidade de conferência das informações e da avaliação se os novos dados permitem à família ou indivíduo ter acesso aos auxílios assistenciais.

Por exemplo, em caso de suspensão do Bolsa Família, o pagamento do benefício tende a voltar em 45 a 60 dias após a atualização do Cadastro Único, caso tudo esteja certo.

Leia também:

Deixe um comentário

plugins premium WordPress