,

Bolsa Família bloqueado por um mês ou mais: quando retornam os pagamentos? Entenda

30/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Bolsa Família bloqueado por um mês? Saiba o que fazer para desbloqueá-lo, o prazo para isso e quanto tempo leva para o benefício voltar.

Publicidade

O Bolsa Família pode ficar bloqueado por mais de um mês? Nos últimos meses uma série de bloqueios ocorreram sobre os pagamentos do benefício. Eles decorrem do pente fino sobre o programa.

Essa é uma estratégia federal para reconhecer e evitar fraudes às regras do programa. Por isso, uma série de famílias em situação irregular viu seus pagamentos serem suspensos.

Mas por quanto tempo essa suspensão pode se manter? É necessário fazer alguma coisa para desbloquear o benefício? O que fazer? As respostas para estas perguntas você encontra aqui no Guia do Ex-Negativado.

O Bolsa Família bloqueado por um mês: quando os pagamentos serão desbloqueados

Os bloqueios do Bolsa Família decorrem do reconhecimento de ausência de cumprimento, pelos beneficiários, dos requisitos para receber o benefício.

Isso pode ocorrer, por exemplo, pela ausência de atualização das informações dentro do período de 24 meses.

Ou, então, quando houve mudança de renda, endereço ou composição familiar sem informação ao Cadastro Único.

Portanto, para que haja o desbloqueio do Bolsa Família o representante familiar deve ir até o Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS.

Este é o órgão responsável pelo atendimento ao público e cadastro deles no CadÚnico, banco de dados que direciona a distribuição de recursos de programas sociais.

Qual é o prazo pelo qual o Bolsa Família pode ficar bloqueado?

De acordo com as regras do programa, o bloqueio pode se manter por até 3 meses.

Este é o prazo, aliás, para que a família busque atualizar as informações e retomar os pagamentos.

Caso não haja resolução da situação dentro de 3 meses há o cancelamento do benefício.

Desse modo, voltar a recebê-lo depende de uma nova inscrição no CadÚnico e do retorno da família à fila do benefício.

Leia: Retroativo do Bolsa Família é devido a famílias prejudicadas por bloqueios indevidos

Quanto tempo demora para o Bolsa Família ser desbloqueado?

Após o atendimento no CRAS e esclarecimento de informações da inscrição do CadÚnico, caso esteja tudo certo, o Bolsa Família deixe de ficar bloqueado em cerca de um mês, embora esse prazo possa ser maior.

Tire suas dúvidas sobre o Bolsa Família e conheça outros benefícios disponíveis para a população brasileira. Para isso, baixe e acesse o App do Guia e veja informações e dicas de finanças, direitos e muito mais.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa