Auxílio-reclusão: Desempregado tem direito ao recurso? Desvende os mitos sobre o benefício

30/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Entenda quando o desempregado recebe auxílio reclusão e quais são as regras do benefício para pessoas em regime fechado.

Publicidade

Há pagamento de auxílio-reclusão para desempregado? Este é um dos benefícios previdenciários mais polêmicos, especialmente porque ele é rodeado de fake news e desinformações.

Seu pagamento depende do preenchimento de uma série de requisitos. Portanto, não é devido a todos os presos, mas apenas a quem preenche suas regras.

Saiba quais são essas regras e se é necessário ter emprego para poder recebê-lo. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e fique por dentro de como funciona este auxílio.

Existe auxílio-reclusão para desempregados?

Sim, existe, pois um dos principais requisitos para o recebimento do benefício é a condição de segurado do INSS, e não a existência de emprego.

São segurados do INSS aqueles que fazem contribuições mensais à Previdência Social.

Além da possibilidade de fazê-las a partir do contrato de emprego, o cidadão também pode recolher os valores por conta própria, como facultativo ou contribuinte individual.

Portanto, mesmo quem está sem emprego pode contribuir para o INSS e, assim, garantir o auxílio reclusão para desempregado.

Além disso, também existe a situação em que o cidadão permanece como segurado do INSS mesmo sem fazer contribuições em favor da Previdência.

Este é o caso em que ele está no período de graça, que tem duração de 12 a 24 meses.

Ele é de 1 ano para quem fez menos de 120 contribuições pro INSS e de 2 anos para quem contribuiu por 240 meses.

Outros requisitos do auxílio-reclusão

Para receber o auxílio reclusão o desempregado precisa cumprir com outras regras que vão além da condição de segurado do INSS.

Por exemplo, ele precisa ter dependentes. Isto é, filhos, cônjuge ou companheiro.

Afinal, o pagamento do benefício para presos não se volta às pessoas em reclusão, mas sim à família, sua dependente financeira.

Assim, o valor jamais segue a quem está na prisão.

Outro ponto importante é que para receber o auxílio-reclusão o desempregado precisa ter condenação ao regime fechado.

Portanto, prisões no semi-aberto, por exemplo, não garantem o benefício.

Por fim, o benefício requer que a renda bruta do cidadão até o  seu encarceramento  seja de no máximo R$ 1.754,18.

No caso de quem está desempregado, considera-se que há ausência de renda.

Por outro lado, para prisões antes da Reforma da Previdência (2019) a renda corresponde ao último salário.

Já para aquelas após a mudança da lei, considera-se a média das últimas 12 remunerações.

Leia: Quem pode dar voz de prisão? Lei estende direito para além dos policiais (mas impõe limites)

Fique por dentro das regras dos benefícios previdenciários! Baixe o App do Guia e encontre informações e notícias sobre eles, bem como sobre auxílios sociais, finanças e empregos.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça