Bolsa Família paga décimo terceiro? – Anualmente, os beneficiários do Bolsa Família costumam buscar informações sobre um possível pagamento do abono natalino do benefício social.
Em 2023, será que existe alguma expectativa de que esse pagamento ocorra? O Governo já se pronunciou sobre o assunto? O Guia do Ex-Negativado te atualiza sobre o assunto agora mesmo. Confira abaixo!
Bolsa Família paga décimo terceiro em 2023?
A resposta é não.
Não existe nenhum tipo de previsão e nem mesmo conversas em andamento para que um abono extra seja instituído no programa Bolsa Família em 2023.
Vale destacar que esta não foi uma promessa de campanha de nenhum dos principais presidenciáveis em 2022 – Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Simone Tebet (MDB) ou Ciro Gomes (PDT).
Ao vencer as eleições, o então candidato petista confirmou novidades para o programa de assistência social em 2023, mas entre eles não consta a possibilidade de pagamento de um benefício extra no fim do ano.
Leia também:
- O que é averiguação cadastral unipessoal? Saiba se seu Bolsa Família está em risco
- Calendário desbloqueio do Bolsa Família unipessoal: saiba como funciona e onde fazer
Projeto de Lei para Auxílio Brasil pagar décimo terceiro tramita no Senado
Em março de 2022, o ex-senador Alexandre Silveira (PSD-MG) enviou para a Mesa Diretora o Projeto de Lei nº 625, no qual “institui o décimo terceiro para o Auxílio Brasil”.
O último status do projeto foi de “aguardando despacho”, no dia 18 de julho de 2022.
Portanto, não existe sequer uma previsão de que o texto seja lido em Plenário e tampouco posto em votação.
Sendo assim, é possível reafirmar que não existe nenhuma possibilidade de pagamento de um décimo terceiro salário para o Bolsa Família em 2023.
Leia mais:
Onde consultar se estou aprovado no Bolsa Família?
De forma digital, é possível consultar se está aprovado no programa, através dos aplicativos Caixa Tem, com CPF e senha, ou Bolsa Família, com NIS e senha.
Também existem os números de telefone para solicitar atendimento para tirar dúvidas:
- Telefone Bolsa Família: 111;
- Atendimento Ministério da Cidadania: 121;
- Caixa Cidadão: 0800 726 02 07.
Já presencialmente, a agência da Caixa ou o próprio CRAS onde o cadastro foi feito são opções para obter informações atualizadas sobre o seu status no programa.
No que diz respeito ao Caixa Tem e ao aplicativo Bolsa Família, você pode verificar a sua situação ao acessar o status no menu ou ao conferir o extrato.
Inclusive, poderá identificar qualquer entrada futura correspondente ao valor do seu benefício em sua conta.