Call us now:
A carta de demissão sem aviso prévio é uma maneira de o trabalhador solicitar a dispensa deste período ao se desligar de um emprego. Com isso, ele busca o direito de deixar de cumpri-lo sem que isso lhe gere prejuízos financeiros.
Esta é uma alternativa especialmente para quem está deixando um emprego por ter obtido outra oportunidade no mercado de trabalho. Neste caso, o cumprimento do aviso prévio impediria o início imediato no novo emprego.
Entenda como funciona esta carta, quais são as regras que ela segue e como fazê-la para evitar o cumprimento do aviso prévio no desligamento da empresa.
Leia também:
- Como contar os dez dias para pagamento da rescisão
- Fiz acordo com a empresa; quanto vou receber? Conheça pagamentos
Quando é possível solicitar a dispensa do aviso prévio?
Apenas no pedido de demissão. Nesta hipótese, o empregador é quem decide se haverá ou não o cumprimento do período.
Caso exija, o trabalhador deve prestá-lo e recebe pelos dias trabalhados nele. Caso não o cumpra, pode sofrer descontos nas verbas rescisórias.
Portanto, a carta com pedido de dispensa é uma maneira de não cumprir o período e, também, de não sofrer descontos por isso.
A empresa é obrigada a aceitar a carta de demissão sem aviso prévio?
Não, pois a dispensa do aviso prévio é uma liberalidade do empregador.
Em outras palavras, ele é quem decide se irá dispensar o trabalho no período ou não. Desse modo, não é obrigado a aceitar o pedido de dispensa do aviso prévio.
Todavia, é bastante comum que as empresas dispensem o cumprimento nestes casos e, consequentemente, não descontem o valor da multa.
Além disso, é importante verificar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para verificar se ela tem alguma previsão que torne essa dispensa obrigatória.
Qual é o desconto por não cumprimento do aviso prévio?
O desconto corresponde ao número de dias do período que não foram trabalhados.
Como no pedido de demissão o aviso prévio é de 30 dias, em caso de exigência dele pelo empregador sem o correspondente cumprimento, o desconto corresponderá ao valor de um salário mensal.
Como fazer uma carta de demissão sem aviso prévio
A carta de demissão é um documento escrito à mão. Nele o trabalhador comunica, de maneira formal, seu pedido de desligamento.
Ao final, para solicitar a dispensa do aviso, é possível adicional uma simples observação como “Solicito meu desligamento imediato, sem cumprimento do aviso prévio”.
Caso queira, o trabalhador pode apontar o motivo disso. Por exemplo, ao adicionar “em razão de início imediato em novo emprego”.