Como consultar PIS/PASEP esquecido pelo CPF (e sacar pelo app); veja passo a passo

Consultar PIS/PASEP esquecido pelo CPF – Você sabia que pode ter dinheiro esquecido em uma conta antiga vinculada ao Fundo PIS/PASEP e que pode sacar em 2023? Milhares de brasileiros foram “convocados” para fazer consultas e sacar dinheiro esquecido entre os anos 70 e 80.

Contudo, o que é esse tipo de consulta, como funciona e principalmente onde sacar ainda deixam dúvidas no ar, que serão sanadas neste texto do Guia do Ex-Negativado.

PIS/Pasep é o dinheiro esquecido do Banco Central?

Não. Ao contrário do sistema “Valores a Receber”, que é do Banco Central, os pagamentos referentes às cotas do PIS/PASEP foram mantidos sob guarda até o ano de 2020 no Fundo PIS/PASEP, o qual foi encerrado pela Medida Provisória 946/2020.

Apesar do término do fundo, os valores foram preservados para cada um dos beneficiários que têm direito a receber uma determinada quantia.

Vale destacar também que não tem nenhum tipo de relação com o abono salarial tradicionalmente chamado de PIS (para a iniciativa privada) e PASEP (para trabalhadores do setor público).

Como consultar PIS/PASEP esquecido pelo CPF

Apesar do fim do Fundo PIS/PASEP, o dinheiro foi transferido para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, facilitando também o acesso por parte das pessoas que trabalharam entre 1971 e 1988, com direito ao saque.

A consulta pode ser feita pelo CPF por meio dos canais digitais do FGTS.

  • Em primeiro lugar, assegure-se de ter o aplicativo FGTS instalado em seu smartphone ou acesse o Portal o FGTS;
  • Realize o acesso à sua conta no FGTS utilizando as credenciais que você cadastrou, como CPF e senha da conta gov.br;
  • Se sua documentação estiver em ordem e você tiver o direito ao saque, o valor já será exibido no saldo do FGTS;
  • Observe no extrato a origem do valor que foi depositado em sua conta do FGTS para entender qual é a cota do PIS/PASEP.

Como sacar o dinheiro do PIS/PASEP esquecido?

O saque pode ser feito de forma digital, pelas próprias plataformas do FGTS, sem a necessidade de ir a uma agência da Caixa – caso seja o titular do saldo.

  • Escolha a conta de sua preferência para a transferência e confirme a solicitação de resgate – nessa situação, é viável efetuar o saque do valor total;
  • O montante será depositado na conta bancária indicada em até cinco dias úteis.

Por outro lado, caso o herdeiro esteja buscando o saque de valores esquecidos do PIS/PASEP de um titular já falecido, terá de comparecer à Caixa levando consigo todos os documentos para comprovar o direito.

Leia mais:

Deixe um comentário

plugins premium WordPress