,

Como consultar PIS/PASEP esquecido pelo CPF (e sacar pelo app); veja passo a passo

22/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Consultar PIS/PASEP esquecido pelo CPF – Você sabia que pode ter dinheiro esquecido em uma conta antiga vinculada ao Fundo PIS/PASEP? Veja.

Publicidade

Consultar PIS/PASEP esquecido pelo CPF – Você sabia que pode ter dinheiro esquecido em uma conta antiga vinculada ao Fundo PIS/PASEP e que pode sacar em 2023? Milhares de brasileiros foram “convocados” para fazer consultas e sacar dinheiro esquecido entre os anos 70 e 80.

Contudo, o que é esse tipo de consulta, como funciona e principalmente onde sacar ainda deixam dúvidas no ar, que serão sanadas neste texto do Guia do Ex-Negativado.

PIS/Pasep é o dinheiro esquecido do Banco Central?

Não. Ao contrário do sistema “Valores a Receber”, que é do Banco Central, os pagamentos referentes às cotas do PIS/PASEP foram mantidos sob guarda até o ano de 2020 no Fundo PIS/PASEP, o qual foi encerrado pela Medida Provisória 946/2020.

Apesar do término do fundo, os valores foram preservados para cada um dos beneficiários que têm direito a receber uma determinada quantia.

Vale destacar também que não tem nenhum tipo de relação com o abono salarial tradicionalmente chamado de PIS (para a iniciativa privada) e PASEP (para trabalhadores do setor público).

Como consultar PIS/PASEP esquecido pelo CPF

Apesar do fim do Fundo PIS/PASEP, o dinheiro foi transferido para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, facilitando também o acesso por parte das pessoas que trabalharam entre 1971 e 1988, com direito ao saque.

A consulta pode ser feita pelo CPF por meio dos canais digitais do FGTS.

  • Em primeiro lugar, assegure-se de ter o aplicativo FGTS instalado em seu smartphone ou acesse o Portal o FGTS;
  • Realize o acesso à sua conta no FGTS utilizando as credenciais que você cadastrou, como CPF e senha da conta gov.br;
  • Se sua documentação estiver em ordem e você tiver o direito ao saque, o valor já será exibido no saldo do FGTS;
  • Observe no extrato a origem do valor que foi depositado em sua conta do FGTS para entender qual é a cota do PIS/PASEP.

Como sacar o dinheiro do PIS/PASEP esquecido?

O saque pode ser feito de forma digital, pelas próprias plataformas do FGTS, sem a necessidade de ir a uma agência da Caixa – caso seja o titular do saldo.

  • Escolha a conta de sua preferência para a transferência e confirme a solicitação de resgate – nessa situação, é viável efetuar o saque do valor total;
  • O montante será depositado na conta bancária indicada em até cinco dias úteis.

Por outro lado, caso o herdeiro esteja buscando o saque de valores esquecidos do PIS/PASEP de um titular já falecido, terá de comparecer à Caixa levando consigo todos os documentos para comprovar o direito.

Leia mais:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça