Como é descontado o empréstimo do saque-aniversário

A forma como é descontado o empréstimo do saque-aniversário é diferente daquela geralmente utilizada nas modalidades de crédito comuns.

Isso acontece justamente pelas especificidades do crédito do FGTS de aniversário. Ele faz uso do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e permite a antecipação de parcelas anuais.

Para saber como funciona a modalidade e quais são as regras que a permeiam, acompanhe o Guia do Ex-Negativado. Assim, tire suas dúvidas e veja se vale a pena contratá-la.

Como é descontado o empréstimo do saque-aniversário do FGTS?

Diferentemente do que ocorre em modalidades de empréstimo comuns, no crédito do Fundo de Garantia os descontos das parcelas não ocorrem mensalmente.

Eles seguem a mesma lógica do próprio saque-aniversário. Ou seja, os descontos ocorrem uma vez por ano, apenas, da mesma forma como aconteceriam as liberações da modalidade ao trabalhador.

Explica-se: o saque-aniversário permite um saque anual de parte do saldo do FGTS. O empréstimo, então, nada mais é do que a antecipação da modalidade.

Portanto, o empréstimo do saque-aniversário do FGTS é descontado somente uma vez ao ano, na data em que o trabalhador receberia um quinhão do Fundo de Garantia caso não o tivesse antecipado.

Qual é o valor das parcelas do empréstimo de FGTS?

O valor das parcelas varia de acordo com o valor que o trabalhador antecipou. Igualmente, com as taxas de juros. Afinal, por se tratar de um empréstimo, essa modalidade também possui juros.

É por isso que o valor que o trabalhador efetivamente recebe ao antecipar o FGTS é menor do que a soma daquele que ele receberia no tempo de antecipação.

Por que o valor bloqueado do saldo é maior do que o do empréstimo?

O empréstimo do saque-aniversário usa o FGTS como garantia. Por isso, ele bloqueia parte do saldo dele até que haja a quitação completa do valor obtido.

Todavia, geralmente o bloqueio é superior ao valor da antecipação com os juros. De acordo com a Caixa Econômica Federal, isso ocorre porque

O valor disponível em conta vinculada FGTS utilizado como base para o cálculo do crédito da Antecipação Saque Aniversário será bloqueado como garantia da operação, sendo, portanto, o valor bloqueado dos recursos FGTS maior que o crédito concedido.

Aliás, além do bloqueio do saldo da conta, a adesão ao saque-aniversário, que é requisito para o empréstimo, também bloqueia o saque-rescisão.

Ele fica sob bloqueio até que haja a desistência do saque-aniversário e retorno para o saque-rescisão. Isso somente é possível a partir do 25° mês depois da mudança da sistemática do FGTS.

Deixe um comentário