Como fazer a cobrança de aluguel atrasado?

25/11/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A cobrança de aluguel atrasado é um direito do locador, mas deve se dar de acordo com a lei e seguindo alguns passos. Saiba como fazer.

Publicidade

A cobrança de aluguel atrasado é necessária quando o inquilino não paga em dia os valores que deve em razão da locação do imóvel.

Neste caso, o proprietário do imóvel possui algumas alternativas para garantir o pagamento. Inclusive, poderá até mesmo solicitar a desocupação do imóvel.

Cada uma dessas medidas possui regras e limitações para que tenham validade jurídica e realmente possam promover efeitos.

Como fazer a cobrança do aluguel atrasado?

Existem alguns passos que demonstram uma jornada lógica para a cobrança de valores de aluguéis em atraso.

Com eles o proprietário informa ao inquilino sobre os atrasos, sobre prazos para regulá-los e, também, pode contar com o poder judicial para a garantia de seus direitos.

Conversa amigável

O primeiro passo diante de aluguéis em atraso é procurar conversar amigavelmente com o devedor.

Neste caso, o proprietário pode mandar uma mensagem ou fazer uma ligação informando sobre o atraso.

Também pode requerer informações sobre quando o inquilino pretende pagar a dívida.

Essa é uma oportunidade para ambos – proprietário e inquilino – negociarem a quitação de modo que um não deixe de receber e o outro tenha condições de pagar.

Notificação extrajudicial

Caso após uma conversa amigável o inquilino não tenha dado sinais de quitação do aluguel atrasado, a cobrança por notificação extrajudicial é uma alternativa.

Ela é uma maneira formal de abordar uma dívida ou outros assuntos de interesse comum.

Nela é possível indicar os aluguéis não pagos e solicitar a resposta do inquilino até uma data específica.

Também, é possível que o proprietário requeira ao inquilino algum tipo de explicação e até mesmo abra a possibilidade de negociações para parcelamento da dívida, por exemplo.

Protesto da dívida

Quando as tentativas de cobrança de aluguel atrasado se mostram vãs, uma opção que o proprietário tem é protestar a dívida.

Isto é, registrá-la em cartório para permitir a inscrição dos valores e do devedor em cadastros de inadimplentes.

Mas, cuidado! Somente é possível realizar esse protesto caso a locação seja formal e seja objeto de contrato.

Igualmente, o credor deve apresentar documentos sobre tentativa de cobrança e quanto ao não pagamento dos valores em atraso.

Ação de cobrança de aluguel atrasado e de despejo

Por fim, quando as tratativas amigáveis não possuem efeito, resta ao locador ajuizar uma ação de cobrança dos aluguéis e de despejo do inquilino.

O despejo somente pode ser feito quando houver determinação judicial que o permita. Portanto, não pode ocorrer à livre vontade do proprietário do imóvel.

Cabe ressaltar que ainda que a ação seja útil, ela gera gastos com custas judiciais e honorários; além disso, pode demorar diante do acúmulo e ações perante a Justiça.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça