Como fazer prova de vida no caixa eletrônico 2023? Dicas e orientações sobre o que mudou

Como fazer prova de vida no caixa eletrônico? O requisito para manutenção do benefício do INSS passou, recentemente, por importantes mudanças, especialmente na maneira de cumpri-lo.

Com isso, adicionou novas possibilidades, como uso do caixa eletrônico,  e facilitou o procedimento. Veja, no Guia do Ex-Negativado, como fazê-lo e quais são as novas normas do comprovação de vida.

Como fazer a prova de vida no caixa eletrônico?

Para isso, basta fazer qualquer tipo de transação bancária no caixa eletrônico com uso da biometria digital.

Portanto, é simples, rápido e bastante prático.

Qual é o prazo para fazer a prova de vida?

O prazo para realização da prova é de 10 meses e conta a partir do mês de aniversário do beneficiário. Contudo, ele não precisa se preocupar, pois ela cabe, agora, ao próprio INSS.

Esta, aliás, é uma das principais mudanças em relação à comprovação de vida. Agora é a Previdência Social quem deve se certificar se o beneficiário está vivo ou não.

Para isso, ela cruza uma série de dados que são obtidos de maneiras diversas.

Dentre elas estão, por exemplo, registros de vacinação, consultas médicas no SUS, emissão de documentos e votação atualização do CadÚnico.

A biometria digital bancária corresponde à prova de vida no caixa eletrônico.

A comprovação ainda pode acontecer por atendimento presencial no INSS ou por acesso ao Meu INSS com cadastro nível ouro.

Desse modo, atualmente são inúmeras as formas de realizar a prova de vida. Ela, todavia, deixou de ser de obrigação do beneficiário e passou ao INSS.

O que acontece se o INSS não encontrar registros para usar como prova de vida? Há suspensão do benefício?

O reconhecimento da prova de vida por biometria em caixa eletrônico, atendimento no SUS, expedição de documentos, etc., deve ser feito pelo INSS dentro do prazo de 10 meses.

Caso não ocorra nenhuma das movimentações ou registros que atuam, hoje, como prova de vida, o INSS notificará o beneficiário pela central 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Assim, o beneficiário terá 60 dias para realizar a comprovação pelos meios oferecidos pela Previdência. Um deles é a biometria digital no Meu INSS.

Por outro lado, caso ainda assim não seja possível ter a prova de vida, o INSS estabelecerá que um atendente vá até o endereço do beneficiário.

Somente se assim não houver sucesso no contato é que o benefício pode ser suspenso. A suspensão é de 6 meses e depois desse prazo ocorre o cancelamento do benefício.

INSS: por que um benefício é cessado? Desvende as justificativas apresentadas

Saiba todas as novidades do INSS e dos benefícios previdenciários! Baixe e acompanhe o App do Guia e acompanhe notícias, dicas financeiras e informações sobre direitos e muito mais.

Deixe um comentário