Como obter alvará judicial para liberar dinheiro de falecido

13/03/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira em quais situações é possível obter um alvará judicial para liberar dinheiro de falecido e quais são os requisitos para isso.

Publicidade

Obter um alvará judicial para liberar dinheiro de falecido permite que os familiares movimentem contas bancárias, bem como o Fundo de Garantia de quem faleceu.

O documento é expedido por um juiz após o reconhecimento do direito dos herdeiros à movimentação dos valores. Por isso, requer uma ação perante a Justiça.

O procedimento pode ser feito por algumas pessoas específicas, bem como requer a apresentação de alguns documentos. Confira como é o trâmite e como obter o documento para saque.

Leia também:

O que é um alvará judicial

O alvará é um documento que é expedido por um juiz. Ele permite a realização de atos.

No caso do alvará referente aos bens de uma pessoa que faleceu, ele visa permitir a movimentação de valores.

Quem pode solicitar um alvará judicial para liberar dinheiro de falecido?

De acordo com a lei, podem solicitar o alvará os dependentes financeiros do cidadão falecido, conforme registro perante o INSS. São eles: cônjuge ou companheiro e filhos.

Além disso, também pode entrar com um pedido de alvará judicial os demais sucessores do falecido. Ou seja, pessoas que têm direito à herança.

Quando há dependentes registrados no INSS, eles podem requerer o saque sem a necessidade de aprovação dos demais herdeiros.

No entanto, se não houver dependentes, um dos sucessores precisará fazer o pedido com a autorização dos demais, agindo como representante de todos.

Quais são os documentos para obter o alvará judicial e liberar dinheiro de falecido?

A obtenção de um alvará judicial depende da apresentação de alguns documentos.

Esses documentos visam comprovar o falecimento do proprietário dos bens, a existência de valores passíveis de saque e a condição de sucessor de quem faleceu.

Por isso, para levantar valores por meio de um alvará, será necessário apresentar:

  • Certidão de óbito do falecido;
  • Certidão de casamento do falecido, se casado, ou de nascimento, caso solteiro;
  • Certidões de nascimento dos herdeiros.

Preciso de advogado para obter um alvará judicial?

Sim, precisa, pois se trata de um trâmite jurídico. Portanto, a apresentação do pedido de emissão do alvará depende da assistência de um advogado.

Todavia, caso se trate de valores menores do que 20 salários mínimos, há a opção de solicitar o alvará judicial para liberar dinheiro de falecido em um Juizado Especial, local em que o acompanhamento por advogado é opcional.

Quais valores posso movimentar por meio de alvará?

É possível movimentar saldo de contas bancárias, FGTS e eventuais residuais do INSS.

Todavia, caso exista algum tipo de conflito entre os herdeiros em relação à divisão de bens ou propriedades imóveis, não será possível optar pelo alvará judicial.

Confira também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça