Call us now:
Como recuperar Pix errado no Nubank – É um fato conhecido pela maioria das pessoas que o Pix já se tornou a principal ferramenta para transacionar dinheiro entre contas bancárias de um mesmo banco ou de instituições financeiras diferentes.
O Pix é um método de transferências instantâneo que permite enviar e receber dinheiro em tempo real. Isto é, as transações demoram poucos segundos para serem compensadas na conta de destino.
Além disso, a enorme popularidade desse sistema de transferências se dá pelo fato de ter sido lançado em todos os bancos e continuar sendo gratuito para todos os clientes Pessoa Física, funcionando 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.
Entretanto, muitas situações ainda deixam dúvidas, já que o sistema funciona apenas em canais digitais. Um dos questionamentos é sobre a possibilidade de estorno de Pix. Nesse post, falaremos sobre como funciona no Nubank.
É possível cancelar um Pix depois de feito?
Não! Primeiramente, é importante entender que em nenhuma hipótese há como cancelar, por conta própria, um Pix depois de ele ter sido feito, já que daria chance a golpistas cancelarem o envio de dinheiro quando quisessem, prejudicando a outra parte.
E isso vale tanto para a conta digital do Nubank, como para contas de quaisquer outras instituições financeiras.
A determinação parte do Banco Central, que é o responsável por ter criado o Pix, além de ser quem faz a gestão do sistema de transações, definindo todas as suas regras.
Como recuperar Pix errado no Nubank?
Em seu site oficial, o Nubank dá duas sugestões para quem precisa pedir a devolução de um Pix feito errado.
O banco digital roxinho explica que as únicas maneiras de reaver um Pix errado é por meio de negociação com o recebedor.
Isto é, entre em contato com quem recebeu a quantia enviada de forma errada e peça o valor de volta.
Já para quem não conhece o dono da conta que recebeu o dinheiro, o Nubank explica que:
“Neste caso, não há como reverter um Pix, sendo necessário torcer para que a pessoa aja com boa-fé e devolva o valor por livre e espontânea vontade.
Outra opção é entrar em contato com sua instituição financeira e verificar se oferecem alguma intermediação”.
Além disso, o banco faz um alerta:
“Como não dá para contar com isso sempre, é essencial checar todas as informações da transferência antes de confirmar a operação”.
Ou seja, o banco em si não pode fazer absolutamente nada para no que diz respeito ao cancelamento de um Pix errado, somente em situações específicas, como mostraremos abaixo.
Como fazer estorno de Pix no Nubank em caso de golpe?
Assim como foi mostrado acima, reaver um Pix é uma tarefa que não é simples em nenhum caso, e também não é no Nubank.
Isso porque, devolver o dinheiro requer garantias de que o cliente que está solicitando o estorno possua uma justificativa palpável para a retomada dos valores após uma transferência para outra conta – ou também abriria brecha para possíveis golpes.
Sendo assim, não é possível pedir o estorno diretamente ao banco, mas há como contestar junto ao banco e entrar no sistema MED Pix, abreviação para “Mecanismo Especial de Devolução”, caso tenha sofrido algum tipo de golpe.
A finalidade do MEX Pix é otimizar o procedimento de reembolso em cenários envolvendo atividades fraudulentas, erros na transação e golpes relacionados ao sistema de pagamento Pix, elevando as possibilidades de recuperar os recursos financeiros perdidos.
No caso de se tornar vítima de uma fraude, é necessário que você registre a solicitação de reembolso junto à sua instituição financeira no prazo de até 80 dias a partir da data em que a transação Pix foi realizada.
O processo para requerer o reembolso em transações Pix opera do seguinte modo:
Identifique a fraude
Caso você identifique uma transação Pix fraudulenta ou suspeita de fraude, tome nota de todos os detalhes, como data, horário, valor da transação e informações do beneficiário.
Contate o seu banco
Entre em contato com sua instituição financeira imediatamente para relatar a fraude.
Você pode fazer isso por meio do atendimento ao cliente ou do canal de comunicação apropriado.
Registre a Reclamação
Durante o contato com a instituição financeira, registre uma reclamação detalhada sobre a transação fraudulenta.
Forneça todas as informações que você coletou, ajudando na investigação.
Solicite uma análise do Pix reclamado
A instituição financeira avaliará o caso.
Caso a reclamação se enquadrar em uma possível fraude e seguir os critérios estabelecidos, a instituição bloqueará temporariamente os recursos do beneficiário.
Aguarde a Análise
A instituição financeira conduzirá uma análise do caso, que pode levar até sete dias úteis.
Resultado da Análise
Após a análise, a instituição financeira determinará se houve fraude ou não. Caso não seja constatada fraude, os recursos do beneficiário serão desbloqueados, encerrando o processo.
Continue lendo: MED Pix: saiba como pedir devolução de um Pix em caso de golpe ou falhas
Recebi um Pix errado, como fazer o estorno no Nubank?
Nesse caso, é bem mais simples.
Caso tenha recebido um Pix errado, o procedimento para devolução no Nubank pode ser aberto pelo próprio extrato da conta.
Identifique a transação feita de forma errada e toque na mensagem: “Precisa fazer um reembolso” para confirmar a devolução do valor.
Qual é o número do WhatsApp do Nubank?
O Nubank não oferece nenhum tipo de atendimento via WhatsApp. Isso porque, a central de atendimento do banco digital roxinho já está integrada ao próprio aplicativo da conta, seguindo esses passos:
- Abra a sua conta do Nubank com seus dados e senha;
- Na página principal, clique no ícone de “configurações”, que fica acima do seu nome;
- Depois, procure no menu por “Configurar”;
- Na sequência, toque na opção “Me ajuda”;
- Por fim, toque em “Entrar em contato” para que seja aberta a página de chat oficial com a central de atendimento especializada do banco digital.
Saber essa informação é fundamental para fugir de tentativas de golpes no WhatsApp, aplicativo no qual existem inúmeros criminosos que usam o nome de um banco famoso, entre eles o Nubank, para tentar fazer vítimas.
Desconfie de toda e qualquer comunicação feita por WhatsApp vinda de qualquer perfil que, por sua vez, diga ser parte de um banco.
Afinal de contas, essa ação não é comum em instituições financeiras.
Você também pode ler: