Como saber se o seguro-desemprego foi cancelado? Acompanhar o status é importante

23/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra como saber se o seguro desemprego foi cancelado sem sair de casa. Também, veja o que fazer nesta situação.

Publicidade

Como saber se o seguro desemprego foi cancelado? Em algumas hipóteses o trabalhador pode perder o acesso ao benefício. Por isso, é ideal acompanhá-lo.

Estão disponíveis canais digitais, bem como atendimento telefônico, que permite ao beneficiário se manter informado.

Conheça no Guia do Ex-Negativado quais são esses canais e os motivos que podem levar ao cancelamento do benefício para desempregados.

Como saber se o seguro desemprego foi cancelado?

A boa notícia é que, quando se trata de verificar o status do seguro-desemprego, a tarefa é mais acessível do que parece.

Há uma variedade de canais de atendimento, prontos para atender a população brasileira e fornecer as informações necessárias.

Acompanhar o status do seguro-desemprego é crucial para quem depende desse benefício, seja para se manter financeiramente durante a transição entre empregos ou para lidar com um momento de desemprego.

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Uma das formas de acompanhar seu benefício e saber se eventualmente seu seguro desemprego foi cancelado é pelo app Carteira de Trabalho Digital.

Assim como é possível usá-lo para requerer o auxílio, também é possível acompanhá-lo por ali. Basta acessar, fazer login e depois clicar em “Benefícios”.

Desse modo, confira as informações que estão no seu requerimento de seguro-desemprego, pois qualquer cancelamento estará ali evidenciado.

Atendimento telefônico

Você também pode verificar a situação do seu benefício pelo telefone 158.

Ele fica disponível para atendimento ao público de segunda-feira a sábado, entre 7h e 19h.

Por que meu seguro desemprego foi cancelado?

Existem diversas hipóteses que podem levar ao cancelamento do benefício. Uma das principais é a reinserção do trabalhador no mercado de trabalho.

Isto é, a obtenção, pelo até então beneficiário do auxílio, de uma nova vaga de emprego e, portanto, de renda.

Uma vez que o seguro desemprego é incompatível com a manutenção de outra fonte de renda, neste caso ele será cancelado.

Outras situações podem incluir a evidência de fraude contra o sistema, a incompatibilidade ou a insuficiência de dados.

Meu seguro desemprego foi cancelado, o que fazer?

Não raro há cancelamento do benefício mesmo que o trabalhador mantenha as condições para recebê-lo.

Neste caso, então, cabe a ele recorrer da suspensão dos pagamentos. Isso pode ocorrer no app Carteira de Trabalho ou presencialmente, nas unidades da Superintendência do Trabalho.

Para isso, apresente documentos pessoais, de vínculos de emprego e, caso possua um CNPJ, aqueles que comprovem a ausência de renda decorrente dele.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa