Call us now:
Como saber se tenho direito ao abono salarial? Em abril um novo lote de pagamentos do PIS/Pasep está para acontecer. O benefício garante até um salário mínimo para cada trabalhador que preenche os requisitos. Mas quais são eles?
O Guia do Ex-Negativado trouxe as regras que se aplicam sobre o abono salarial. Continue a leitura e veja quais são. Também, confira como consultar se você receberá o benefício.
Como saber se tenho direito ao abono salarial
O abono salarial é pago tanto aos trabalhadores da iniciativa privada (PIS) quanto aos servidores públicos (Pasep). Ambos os benefícios seguem as mesmas regras.
A diferença entre eles está na natureza do vínculo de trabalho e em quem realiza o pagamento do abono. No caso do PIS, quem o paga é a Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é de responsabilidade do Banco do Brasil.
Confira, então, os requisitos para receber o benefício neste ano e saber se você tem direito ao abono salarial:
- Inscrição de 5 anos no PIS/Pasep;
- Constar na RAIS entregue pelo empregador;
- Salário médio, em 2021, de até dois salários mínimos;
- Trabalho, em 2021, de pelo menos 30 dias com carteira assinada.
Desse modo, quem preencher esses requisitos receberá o PIS/Pasep. Os pagamentos iniciaram em março e vão até o mês de julho. Até lá, portanto, todos que têm direito ao benefício o receberão.
Veja também: Calendário PIS/Pasep 2023 referente a 2021: fique por dentro dos próximos pagamentos
Como consultar o PIS/Pasep?
Outra forma de saber se tenho direito ao abono salarial é pela consulta a ele. Tanto o PIS quanto o Pasep permitem consulta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Além disso, é possível consultar informações do Pasep no site do Banco do Brasil. Por outro lado, outra opção de consulta do PIS é pelo canal Caixa Trabalhador.
Como é o pagamento dos benefícios?
Após saber se você tem direito ao abono salarial, basta aguardar a data de pagamento. O pagamento do PIS é feito pela poupança social Caixa Tem. Igualmente, é possível resgatar o valor com o Cartão Cidadão.
O Pasep, por sua vez, é pago por transferência para a conta do trabalhador no Banco do Brasil, caso tenha. Em caso negativo, ele pode sacá-lo presencialmente em uma agência BB.
Quer saber mais sobre os benefícios dos trabalhadores? Então acesse o App do Guia. Ele conta com informações completas sobre direitos e oportunidades financeiras. Por isso, não deixe de conferir!