Crédito imobiliário Itaú: juros, como contratar e as causas de reprovação

27/10/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Crédito imobiliário Itaú: taxa de juros, como contratar e prazo de pagamento; saiba tudo antes de iniciar a contratação.

Publicidade

Crédito imobiliário Itaú – Considerado um dos maiores bancos do país, o Itaú tem crédito imobiliário como um dos seus principais produtos e que pode ser contratado por cliente que desejam financiar a compra de imóveis residenciais, comerciais ou para investimento.

Antes de solicitar um financiamento imobiliário no Itaú ou em qualquer outra instituição financeira, é importante comparar as condições, taxas de juros e requisitos para encontrar a opção que melhor atenda às suas necessidades e capacidade financeira.

Com isso em vista, mostramos aqui os principais detalhes referentes ao crédito oferecido pelo banco privado para quem busca financiar um imóvel, seja ele novo, para construção ou em qualquer outra situação.

Como funciona o crédito imobiliário Itaú?

O processo para iniciar a contratação de um crédito imobiliário pelo Itaú até a confirmação do contrato é o seguinte:

  • Comece fazendo uma simulação do financiamento imobiliário no site ou agência do Itaú;
  • Você receberá uma resposta à sua proposta em até 1 hora para financiamentos com valor de até R$ 1,5 milhão;
  • Caso sua proposta seja aprovada, você precisará enviar os documentos necessários para a análise detalhada dos dados;
  • Após a análise dos documentos, o Itaú realizará a avaliação do imóvel que você deseja financiar;
  • Uma vez que a avaliação seja satisfatória, o banco emitirá o contrato de financiamento, que precisará ser registrado em cartório para oficializar a transação;
  • Após o registro do contrato em cartório, o crédito será liberado em até 10 dias úteis. Esse é o momento em que você receberá os recursos para a compra do imóvel;
  • Com o crédito liberado, você poderá finalizar a compra do imóvel.

Qual a taxa de juros para financiamento de imóveis no Itaú?

Em seu site oficial, o Itaú publica as taxas de juros para os diferentes tipos de crédito imobiliário que oferece. Confira e saiba o que esperar:

  • Crédito imobiliário Itaú

Trata-se da linha de crédito na qual se sabe o valor das parcelas do início até o fim do investimento.

A taxa a ser aplicada é a partir de 10,49% ao ano (fixa) + Taxa Referencial. Não possui variação nas taxas.

  • Crédito imobiliário Itaú juros poupança

Já esse é o modelo de juros que varia de acordo com a flutuação da poupança. Quando a caderneta está em baixa, o cliente economiza, ou pode pagar mais quando ela está em alta.

Possui taxa de juros fixa de 5,49% ao ano + rendimento da poupança + TR.

Assim, totaliza-se uma taxa mínima de juros de 11,66% ao ano, que pode variar para mais ou para menos.

Qual a renda mínima para financiar um imóvel pelo Itaú?

A renda mínima varia de acordo com o perfil financeiro de cada cliente interessado na contratação do crédito imobiliário do Itaú Unibanco.

Isso porque, o que estará em avaliação será a capacidade de pagamento das parcelas do contrato – que tende a ser longo.

Assim sendo, a renda mínima a ser aprovada pelo Itaú dependerá de forma única e exclusiva do valor do financiamento que será contratado e, claro, das condições firmadas em contrato, no caso as parcelas mensais para amortização da dívida.

O que pode reprovar um financiamento imobiliário no Itaú?

Para solicitar um financiamento imobiliário no Itaú, é necessário fornecer documentação pessoal e comprovação de renda.

E é justamente este o principal ponto de reprovação de contratos de crédito imobiliário no Itaú ou em outros bancos brasileiros.

O crédito imobiliário Itaú, como em qualquer instituição financeira, está sujeito a uma análise de crédito detalhada e critérios específicos.

Várias razões, portanto, podem levar à reprovação de um pedido de financiamento imobiliário no Itaú.

Mas a principal delas é: a análise feita pelo banco julgar o cliente com capacidade de pagamento insuficiente.

Isto é, o Itaú considerar que a renda não é suficiente para cobrir as prestações do financiamento. Nesse caso é provável que seu pedido seja rejeitado.

Estar com nome sujo na praça ou ter um histórico de crédito com inadimplências, atrasos em pagamentos e possuir score baixo na Serasa, também podem resultar na reprovação do financiamento.

Além disso, alguns bancos tendem a avaliar a idade do contratante antes da aprovação de um financiamento – a depender do tempo de pagamento do contrato.

Imóvel com problemas jurídicos, entregar uma documentação incompleta ou inadequada, ter uma situação profissional considerada como “instável” ou com mudanças recentes de emprego, são outros motivos para reprovação.

Qual é o telefone do Itaú para financiamento imobiliário

Em seu site oficial, o Itaú oferece apenas dois telefones que podem ser usados para todos os serviços e produtos oferecidos pelo banco.

Isso porque, ao ligar para um dos números, será aberto um atendimento eletrônico, a princípio, para que o cliente escolha a opção que se adeque ao que busca, sendo encaminhado para um atendimento especializado com o setor.

Os telefones são os seguintes:

  • Para capitais e regiões metropolitanas: 0800 728 0728;
  • Demais localidades: 0800 728 0728.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa