Como funciona um fundo imobiliário? Veja como dá para lucrar e se vale a pena

23/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Como funciona um fundo imobiliário? Veja como dá para lucrar e se vale a pena investir em um FI neste ano.

Publicidade

Como funciona um fundo imobiliário? – Os investidores e interessados em realizar novos investimentos costumam ver os fundos imobiliários com bons olhos. Mas, na prática, como funciona? Como investir e quanto dá para lucrar? Confira tudo aqui no Guia do Ex-Negativado.

O que é um fundo imobiliário e como funciona?

Fundo Imobiliário (FI) é um tipo de investimento que tem como objetivo aplicar recursos em empreendimentos imobiliários, sejam eles de renda (aluguéis) ou de valorização (compra e venda).

Isto é, o investidor aplica seu dinheiro adquirindo cotas desse empreendimento em um fundo que é gerido por um administrador que buscará selecionar os melhores imóveis para compor a carteira.

Ele funciona de forma em que vários investidores se juntam para adquirir um imóvel, mas em vez de comprar uma unidade física, compram cotas do fundo.

A rentabilidade do fundo pode vir tanto da distribuição dos aluguéis recebidos dos imóveis quanto da valorização desses ativos, que podem ser vendidos a um preço maior do que o de compra.

Como investir em fundo imobiliário?

Para investir em fundos imobiliários, é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores e transferir o dinheiro para a conta.

A partir daí, o investidor pode escolher o fundo em que deseja investir e comprar cotas do mesmo.

As cotas são negociadas na bolsa de valores e podem ser compradas e vendidas a qualquer momento, como ações.

Ou seja, os fundos imobiliários são uma modalidade de investimento em renda variável. Por isso, é fundamental entender que o lucro irá variar todos os meses, seja para menos ou para mais, de acordo com sua valorização.

Como lucrar com fundo imobiliário?

A forma de lucrar com os fundos imobiliários é por meio da distribuição dos rendimentos gerados pelos empreendimentos imobiliários e pela valorização das cotas na bolsa de valores.

Os rendimentos podem ser pagos mensalmente ou trimestralmente, a depender de como o fundo promete repassar os rendimentos aos cotitas, e o valor varia de acordo com o desempenho do fundo.

Quando dá para lucrar com fundo imobiliário?

Por se tratar de uma modalidade de renda fixa, é impossível afirmar com precisão quanto rende mensalmente um fundo como esse. Afinal, não tem como saber quanto um ativo irá valorizar ou não no futuro.

Contudo, um bom fundo pode variar positivamente entre 0,75% a 1% ao mês. Em alguns casos, inclusive superando o rendimento do CDI (1,1%).

Vale a pena ter fundo imobiliário como um investimento?

Se vale a pena ou não investir em fundos imobiliários, ou em qualquer outro tipo de investimento, depende primeiramente do perfil de cada investidor e de seus objetivos financeiros.

No entanto, os fundos imobiliários podem ser uma alternativa interessante para diversificar a carteira de investimentos, obter uma renda mensal com aluguéis e participar do mercado imobiliário de forma indireta.

Além disso, é importante entender que há isenção de Imposto de Renda para quem tem menos de 10% da cota total do fundo. Por outro lado, há tributação de 20% sobre o lucro em caso de venda de cotas na Bolsa.

No entanto, como qualquer investimento, é importante fazer uma análise criteriosa antes de investir e ter em mente que o mercado imobiliário pode sofrer variações significativas ao longo do tempo.

App grátis para controle de gastos e notícias sobre finanças

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça