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Fim do currículo impresso? Fazer currículo no LinkedIn? Tire suas dúvidas

16/11/2023

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Fim do currículo impresso? Fazer currículo no LinkedIn? Os tempos digitais geram uma série de oportunidades e dúvidas.

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Será que a era do currículo impresso está acabando? A crescente importância do LinkedIn, que já soma mais de 950 milhões de membros e mais de 63 milhões de empresas listadas, faz levantar questões sobre a busca daquele emprego almejado.

O LinkedIn, como muitos já sabem, é como uma versão online do seu currículo, mas muito mais dinâmica. Nele, você pode listar suas experiências de trabalho, habilidades, educação e muito mais.

Além disso, você pode seguir empresas e se conectar com outros profissionais.

Segundo a Revista Forbes, os recrutadores estão usando cada vez mais essa plataforma para buscar candidatos que, por sua vez, se encaixem perfeitamente nas vagas que eles têm disponíveis.

Mas será que o currículo impresso está com os dias contados? Como “montar um currículo” no LinkedIn? As respostas na sequência deste texto.

Currículo impresso deixou de ser importante? Foco apenas no LinkedIn?

Uma matéria da Forbes sugere que o currículo impresso “já era”. O tradicional currículo em papel, aquele que você imprime e envia para as empresas, teria se tornado menos importante.

O Sebrae, por sua vez, afirma que o currículo impresso ainda continuaria importante, mesmo em tempos digitais. No entanto, essa importância seria mais valorizada entre empresas menores.

A entidade afirma que:

“Empresas de médio e grande porte fazem hoje a maior parte de seu recrutamento de forma on-line, mas para o universo das pequenas empresas, o bom e velho currículo ainda tem muito valor”.

Diante dessas evidências, o que se percebe é que uma parte dos recrutadores preferem sim, antes de tudo, usar os meios digitais. E é aí que entra o LinkedIn.

Na plataforma podem ter muito mais informações sobre os candidatos e, até mesmo, entrar em contato com eles. Por ali o acesso é direto.

Assim, antes de mergulharem nas páginas de um currículo impresso, é comum que esses recrutadores busquem primeiro por “rastros digitais”. No coração desta investigação está a seção “Sobre” do LinkedIn.

Importância do “Sobre” no LinkedIn

Essa parte da plataforma vai além de um simples resumo profissional, proporcionando um espaço para que os profissionais compartilhem sua essência. Espaço para contar não apenas o que fizeram, mas o que os move.

Um campo para apresentar o seu diferencial. Oferecer uma visão completa, destacando a marca pessoal através de um conto bem articulado sobre as experiências e a essência do profissional, e não somente os cargos que ocupou.

Para se destacar nesse cenário, o “Sobre” deve ser mais que palavras, precisa ser envolvente.

Para a especialista em recolocação profissional e carreira, Karine Mueller, as vantagens competitivas de um candidato precisam ser colocadas em destaque nesta parte.

“Acredito que o mais importe no “sobre” deva ser sua proposta de valor, isto é quais as vantagens que você enquanto profissional oferece ao seu segmento de atuação no mercado, quais os diferenciais que você possui em relação aos seus concorrentes, sua proposta de valor vai determinar os motivos pelos quais os recrutadores e ou clientes escolham você ao invés de outra pessoa”., afirmou em artigo publicado no LinkedIn.

Passos importantes para o “currículo LinkedIn”

Conforme aponta a própria especialista, existem alguns pontos importantes a serem observados pelos candidatos na hora de escrever o “sobre”. Resumimos pra você.

  • Passo 1

Antes de iniciar a redação do seu resumo no LinkedIn, é crucial ter em mente seus objetivos e a mensagem que deseja transmitir aos leitores.

Pergunte a si mesmo: “O que quero alcançar com meu perfil?”.

Você pode estar interessado em ampliar sua rede de contatos profissionais, destacar seu valor para futuros empregadores, ou atrair clientes para seu negócio.

Estabelecer um objetivo claro é o primeiro passo.

  • Passo 2

O início do seu resumo deve fornecer informações básicas que ajudem os leitores a entender quem você é profissionalmente.

Comece com seu cargo atual, detalhes sobre sua experiência profissional relevante e há quanto tempo você atua na área.

Esses detalhes fornecem contexto e criam uma base sólida para o restante do seu resumo.

  • Passo 3

Nos parágrafos seguintes, aprofunde-se em aspectos mais específicos.

Destaque projetos relevantes que você realizou, conquistas notáveis e suas habilidades-chave.

Seja específico e use exemplos concretos para demonstrar seu conhecimento e expertise na sua área de atuação.

Mostre o que o diferencia dos demais profissionais.

  • Passo 4

 Ao concluir seu resumo, considere incluir uma frase que reflita seus objetivos na plataforma, como por exemplo: “Estou sempre aberto a novas conexões e oportunidades para compartilhar conhecimento.”

Isso demonstra sua disposição para interagir e colaborar com outros profissionais na rede.

  • Dicas adicionais

Facilite a leitura do seu resumo utilizando espaços entre os parágrafos e mantendo as frases curtas e diretas.

Evite jargões técnicos complexos e priorize uma linguagem clara e acessível.

Seja autêntico e deixe transparecer sua paixão pela sua área de atuação.

Não se esqueça de incluir palavras-chave relevantes relacionadas à sua carreira para atrair a atenção de recrutadores.

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Avatar de Aline Mota

Jornalista, com 18 anos de experiência nas áreas de Comunicação Corporativa de empresas nacionais e multinacionais e produtoras de conteúdo. Formada pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós graduada pela ESPM, Escola de Propaganda e Marketing. Apresentadora do canal de Finanças pessoais, Guia do Ex Negativado, mãe, dona de casa, profissional e apaixonada pela educação financeira. Acredita que com informação e mudança de atitude, é possível encontrar equilíbrio e ter sucesso financeiro. Produziu conteúdos para a Febraram e B3, participou de palestras do Gustavo Cerbasi, maior referência em educação financeira do Brasil.

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