Quando o seguro-desemprego é cancelado? Razões para encerrar as parcelas

18/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba quando o seguro desemprego é cancelado, consequências disso e entenda a diferença entre cancelamento e suspensão do benefício.

Publicidade

Quando o seguro-desemprego é cancelado, o trabalhador pode sofrer consequências bastante graves. Afinal, os motivos do cancelamento envolvem fraudes de autoria do cidadão, que fica à mercê de punições.

Mas quais são as causas que levam ao cancelamento do benefício de desemprego? Veja no Guia do Ex-Negativado.

Confira, também, em quais casos o trabalhador pode ser punido junto à perda do auxílio mensal.

Quando o seguro-desemprego é cancelado?

De acordo com a lei 7.998/1990, que regulamenta o Programa do Seguro-Desemprego, o cancelamento do benefício pode ocorrer nas seguintes hipóteses:

Art. 8o O benefício do seguro-desemprego será cancelado:

I – pela recusa por parte do trabalhador desempregado de outro emprego condizente com sua qualificação registrada ou declarada e com sua remuneração anterior;

II – por comprovação de falsidade na prestação das informações necessárias à habilitação;

III – por comprovação de fraude visando à percepção indevida do benefício do seguro-desemprego; ou

IV – por morte do segurado.

Portanto, o cancelamento do benefício acontece na morte do beneficiário, em caso de fraude ou de falsidade nas informações e, também, quando o trabalhador se recusar a assumir uma vaga de emprego para a qual é qualificado.

Suspensão x cancelamento do seguro

Embora tanto a suspensão quanto o cancelamento façam com que os pagamentos do benefício cessem, são coisas diferentes, com efeitos diferentes.

Afinal, no primeiro caso é possível voltar a receber o benefício.

São causas de suspensão a admissão em novo emprego, obtenção de remuneração ou obtenção de benefício do INSS (exceto auxílio-acidente e pensão por morte).

Caso qualquer uma dessas situações cessem, o trabalhador pode retomar o auxílio.

O que acontece após o cancelamento do seguro-desemprego?

O trabalhador deixa de receber o benefício. Mas não é só isso.

Uma vez que o seguro desemprego é cancelado e os motivos envolvam fraude ou falsidade, ele também sofrerá outras consequências.

Primeiramente, poderá sofrer condenação para a devolução dos valores que recebeu de forma indevida. Além disso, também poderá sofrer punição com restrição de liberdade. Isto é, o cidadão pode ser preso.

Por fim, a lei também determina, no mesmo artigo 8°, o bloqueio do acesso do cidadão ao seguro desemprego por pelo menos dois anos. Confira:

§ 1o Nos casos previstos nos incisos I a III deste artigo, será suspenso por um período de 2 (dois) anos, ressalvado o prazo de carência, o direito do trabalhador à percepção do seguro-desemprego, dobrando-se este período em caso de reincidência. (Incluído pela Lei nº 12.513, de 2011).

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça