É possível vender precatórios, mas como fazer? Vale a pena? Entenda

06/11/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Vender precatórios – Ordens judiciais de pagamento emitidas pelo governo, os precatórios são uma forma de o credor receber a quantia.

Publicidade

Vender precatórios – Ordens judiciais de pagamento emitidas pelo governo, os precatórios são uma forma de o credor receber a quantia que lhe é de direito.

Entretanto, a espera pelo recebimento de um precatório pode ser longa e demorada, às vezes levando anos.

Diante dessa realidade, muitos credores consideram a opção de vender seus precatórios a terceiros interessados.

Por outro lado, quem possui precatórios a receber pode ser assediado por empresas que querem comprar.

O que são precatórios?

Antes de mais nada, é importante entender do que se trata antes de pensar em procurar um intermediador para vender seus precatórios.

Eles (os precatórios) são ordens judiciais de pagamento emitidas pelo Poder Judiciário, quando o governo é condenado a pagar uma quantia a um credor, seja ele um particular, uma empresa ou uma entidade pública.

No entanto, a venda de precatórios é regulamentada e sujeita a várias regras, que podem variar de acordo com a jurisdição e a legislação do estado em que o precatório foi emitido.

Então, é possível vender precatórios?

Sim! No Brasil, a venda de precatórios é uma prática legal que permite a transferência dos direitos de recebimento de valores a receber por parte de um credor que possui um precatório a um terceiro interessado.

Mas é importante levar em consideração que o preço de um precatório vendido será menor do que a quantia total do débito que, por sua vez, você receberia caso fosse aguardar.

As pessoas normalmente optam por vender precatórios quando necessitam de recursos imediatos e, assim, não desejam esperar o pagamento pelo governo, que pode ser demorado.

Como vender precatórios?

A venda de precatórios é intermediada por empresas especializadas em compras desse tipo de débito – lembrando que ele já está confirmado que será pago, mas ainda não se sabe quando.

Essas empresas compram os precatórios de credores a preços descontados, oferecendo uma quantia em dinheiro antecipada em troca.

Quando um precatório é vendido, o valor recebido sempre é inferior ao valor total do precatório. É o chamado deságio.

Isso ocorre porque o comprador assume o risco de aguardar o pagamento pelo governo, que pode ser adiado por vários anos. O deságio é a compensação pelo tempo e risco envolvidos.

Mas não é só isso. Veja mais detalhes abaixo.

Vale a pena vender? Cuidados para não se prejudicar

A venda de precatórios gera implicações fiscais, incluindo a tributação do ganho de capital.

Assim, é importante entender como a venda será tributada e buscar orientação fiscal para não se prejudicar na declaração do Imposto de Renda do ano seguinte.

O mercado brasileiro é repleto de empresas que compram precatórios, como por exemplo a corretora BTG Pacual.

Além dela, empresas que atuam exclusivamente nesse segmento, como por exemplo: Addebirate Capital, Sul Investimentos, EasyPrec e Precato.

Então, é necessário escolher uma empresa com credibilidade no mercado e negociar a venda dos seus precatórios, mas tomando cuidado para não sair no prejuízo.

Em última análise, a decisão de venda de precatórios deve ser bem avaliada. Leve em consideração suas necessidades financeiras, objetivos de longo prazo e as ofertas disponíveis no mercado.

Consultar um advogado ou consultor financeiro é uma boa prática para tomar uma decisão informada.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça