,

Como sacar o FGTS antecipado para realizar seus projetos

10/12/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba como sacar o FGTS antecipado e quais são as regras deste tipo de operação. Também, veja onde aderir à oportunidade e outros detalhes.

Publicidade

Como sacar o FGTS antecipado? A antecipação do Fundo de Garantia é uma opção acessível aos trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário. Essa modalidade permite a retirada antecipada de valores que originalmente só estariam disponíveis após alguns anos.

Essa alternativa proporciona ao trabalhador a oportunidade de assegurar imediatamente uma quantia que, de outra forma, estaria disponível somente após um determinado período.

Mas como exatamente ela opera? Confira todos os detalhes desta operação hoje mesmo, aqui no Guia do Ex-Negativado.

Empréstimo do Fundo de Garantia permite sacar o FGTS antecipado

Antes de tudo, é importante ressaltar que a antecipação do FGTS nada mais é do que um empréstimo.

Neste caso, então, os saques futuros da parcela (pelo saque-aniversário) garantem a operação.

Explica-se: com o saque-aniversário, o trabalhador garante o direito de resgatar, anualmente, parte do saldo de FGTS. Assim, todos os anos ele recebe uma parcela. Já na antecipação, o valor que ele receberia em uma quantia de anos é pago de uma só vez.

Desse modo, no lugar de esperar todos esses anos para receber a soma das parcelas, o trabalhador as recebe de uma só vez.

Por causa disso, ele somente poderá voltar a sacar o FGTS de aniversário após a passagem do período de antecipação.

Como sacar o FGTS antecipado?

Primeiramente, o trabalhador deve aderir ao saque-aniversário, modalidade que permite a antecipação. Todavia, cuidado!

A adesão somente permite a desistência a ela após 25 meses da inscrição. Durante ela, não é possível usar o saque-rescisão.

Veja ainda:

Depois da adesão, então, cabe ao trabalhador procurar um banco que trabalhe com esta modalidade de empréstimo.

Atualmente, a maioria das instituições bancárias o oferecem, inclusive para negativados, pois neste caso a operação tem uma garantia, que é do saldo do FGTS.

Dentre as instituições que permitem ao cliente sacar o FGTS antecipado estão:

  • Banco do Brasil;
  • BMG;
  • Banco Inter;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Santander;
  • Itaú;
  • Bradesco;
  • C6 Bank e outros.

Você não precisa ser cliente do banco para simular a operação de empréstimo que permite sacar o FGTS antecipado.

Portanto, não deixe de fazer diferentes simulações para conferir as condições de cada instituição. Dessa forma, encontre as melhores taxas de juros.

Afinal, uma vez que se trata de uma operação de empréstimo, ela terá a aplicação de juros. Com isso, o trabalhador não receberá exatamente a soma dos valores que receberia, anualmente, com o saque-aniversário.

Em outras palavras, há o desconto dos juros destinados ao banco.

Por fim, basta permitir no aplicativo do FGTS a consulta do extrato pelo banco de seu interesse e, por fim, assinar o contrato de empréstimo, conforme instruções que a instituição bancária dará.

Veja ainda:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa