Existe pensão vitalícia para filho? Entendendo os direitos e requisitos

29/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A pensão para filho é vitalícia em algumas situações bastante específicas. Confira quais são elas e veja como funcionam!

Publicidade

A pensão vitalícia pra filho existe em alguns casos bastante específicos. Isto vale tanto em relação àquela paga pelo INSS quanto à alimentícia.

Mas quando isso acontece e quais são os requisitos? Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba quando a pensão pode se estender para além da maioridade.

Quando o filho tem direito à pensão vitalícia?

Quando ele possuir algum tipo de incapacidade decorrente de deficiência que o impeça de prestar serviços para se manter de forma independente.

A pensão vitalícia é um benefício que visa proporcionar o suporte financeiro contínuo a essas pessoas. 

E esse tipo de benefício pode ser concedido tanto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no contexto de benefícios previdenciários, quanto por decisão judicial no caso de pensões alimentícias.

Contudo, a extensão de cada tipo de benefício tem seus próprios procedimentos.

Pensão vitalícia do INSS para filho

Geralmente o filho tem direito à pensão por morte do INSS até completar 21 anos de idade. Todavia, caso tenha uma deficiência incapacitante, o benefício é estendido.

Neste caso o beneficiário da pensão precisará, de tempos em tempos, passar por uma perícia do INSS que ateste suas condições de saúde.

Caso haja alguma alteração que afaste a incapacidade, a pensão por morte deixa de ser vitalícia e é suspensa.

Pensão alimentícia

A pensão de alimentos pode terminar em diferentes estágios. Caso o filho não trabalhe e não estude, o valor costuma ser suspenso quando ele completa 18 anos.

Por outro lado, caso ele seja um estudante com matrícula em ensino médio, técnico ou superior, pode estender a pensão até os 24 anos ou até terminar seus estudos.

Do mesmo modo que a parcela paga pelo INSS, a pensão alimentícia também pode ser vitalícia para filho, desde que ele não tenha capacidade de se manter sozinho.

Isso, porém, sempre dependerá da análise do juiz em relação a cada situação.

Caso ele conclua pela existência de deficiência incapacitante, poderá estender as parcelas para além dos 24 anos.

Cabe ressaltar que a pensão alimentícia somente termina quando o juiz determinar.

Por isso, ele pode mantê-la enquanto entender cabível a responsabilidade do pai sobre o filho.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça