,

Fiquei 5 meses afastado, tenho direito a férias? Fique ligado em seus direitos

01/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Fiquei 5 meses afastado tenho direito a férias? Tire suas dúvidas sobre os direitos ao voltar ao trabalho e o que receberá!

Publicidade

Fiquei 5 meses afastado, tenho direito a férias? O afastamento do trabalhador pelo INSS pode gerar alguns reflexos em alguns de seus direitos trabalhistas, inclusive no período de descanso anual.

Contudo, isso apenas ocorre em algumas situações específicas e dependerá do tempo do afastamento. Veja no Guia do Ex-Negativado como fica.

Fiquei 5 meses afastado, tenho direito a férias?

Sim. Embora o contrato de trabalho fique suspenso durante o afastamento do trabalhador pelo INSS, 5 meses não são suficientes para afastar o direito às férias.

De acordo com a lei, o trabalhador somente perderá o direito às férias caso seu afastamento seja de 6 meses ou mais (consecutivos ou não).

Neste caso, há extinção do período aquisitivo a elas.

Ou seja, ao retornar ao trabalho o empregado não terá direito às férias caso o afastamento seja de 6 meses ou mais, mas em período inferior, sim.

Fiquei 5 meses afastado, como ficam minhas férias?

Neste caso, o trabalhador não perde direito a elas. Independentemente se o período aquisitivo terminou antes ou depois do retorno ao trabalho, as férias ainda são garantidas.

O empregador poderá concedê-las assim que o empregado retornar, caso o período aquisitivo tenha terminado. Caso não, a contagem dele continua normalmente durante os próximos meses.

O pagamento também não sofre alterações, pois o afastamento foi menor do que 6 meses, situação em que o trabalhador perderia o direito às férias.

Como fica o 13° para quem fica afastado por 5 meses?

O décimo terceiro salário, diferentemente das férias, refere-se sempre ao ano corrente. Por isso, o pagamento dele será dividido de forma proporcional entre o INSS e o empregador.

Para os meses em que o contrato de trabalho permaneceu ativo, e não suspenso, por 15 dias, a responsabilidade é do empregador. Assim, ele deve pagar 1/12 do salário para cada mês nestes moldes.

Por outro lado, quando o contrato estiver suspenso por 16 dias ou mais, o 13° caberá ao INSS. Dessa forma, ele pagará 1/12 do benefício do trabalhador para cada mês em que isso ocorrer.

Quem ficou afastado por 5 meses tem direito, então, a 7/12 do salário como 13° empregatício e 5/12 do benefício previdenciário para fins de décimo terceiro do INSS.

Veja: Quando vai sair o décimo terceiro 2023? Datas variam conforme grupo de beneficiários

Fiquei afastado do trabalho, posso ser demitido ao voltar?

No geral, sim, mas isso depende do tipo de afastamento. Por exemplo, a licença maternidade dá estabilidade à trabalhadora de 5 meses após o nascimento ou adoção do filho.

Já o auxílio-doença acidentário, que tem relação com acidentes e doenças decorrentes do vínculo de emprego (tipo 91), dá estabilidade de 1 ano após o retorno ao trabalho.

Conheça seus direitos! Baixe o App do Guia e confira informações e dicas sobre benefícios, oportunidades de renda, empregos, finanças e muito mais.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça