Call us now:
Golpe usando o Nubank – A multiplicação de golpes que envolvem o uso indevido do nome de bancos tem se tornado uma constante no país.
Os criminosos estão aprimorando suas estratégias, muitas vezes se passando por instituições financeiras para capturar informações sensíveis das vítimas.
Além dos golpes online já conhecidos, agora eles também recorrem a táticas por meio de ligações telefônicas e SMS.
O emprego do nome de bancos, como o Nubank, representa uma preocupação constante, já que os golpistas refinam suas abordagens, frequentemente se fazendo passar por representantes do banco por telefone, visando obter informações confidenciais e dinheiro dos clientes.
O Nubank, sendo uma instituição financeira popular, não está imune a essas investidas, com estelionatários explorando a confiança dos clientes por meio de ligações falsas, que variam desde ofertas fictícias até simulações de problemas nas contas dos usuários.
Veja ainda:
- Depositei o dinheiro e fui enganado; O que fazer em caso de golpe?
- Auxílio Mãe é golpe ou o governo liberou benefício? Descubra a verdade
Golpe que usa o Nubank
O método que tem sido comum entre os criminosos, envolve alertar (por SMS ou ligação) aos consumidores sobre compras não reconhecidas e, em seguida, direciona-los para um falso atendimento ao cliente, onde buscam roubar informações pessoais e o dinheiro da conta.
Ao responder um SMS ou atender supostamente um ligação oficial do Nubank, o cliente é surpreendido por um falso atendente, que informa sobre uma compra pendente que requer autorização ou, em caso de desconhecimento, o cancelamento.
Optando pelo cancelamento, o cliente é direcionado para uma central falsa, ou instruído a abrir o aplicativo do banco, onde, por sua vez, acaba se tornando presa fácil para outro golpista.
Relatos comuns no Reclame Aqui
Na plataforma Reclame Aqui é possível acompanhar alguns desses relatos de clientes que caíram em golpes semelhantes.
Em um caso específico, o usuário narra que recebeu um SMS suspeito alertando sobre uma transação duvidosa e foi orientado a ligar para um suposto 0800 do banco para cancelar.
Ao entrar em contato, caiu em um golpe sofisticado, onde atendentes se passaram por funcionários do Nubank, solicitando procedimentos via Pix para bloqueio de conta.
Mesmo desconfiado, o cliente seguiu as orientações, resultando na transferência de quantias significativas.
O cliente disse o seguinte em seu relato:
“(…) com a orientação do atendente, realizei o procedimento referente a conta corrente, no qual deveria enviar o valor total que tinha na conta (R$ 876,61). Após ser realizado na conta corrente, orientaram que o mesmo deveria ser feito na área de cartão de crédito, com outra CHAVE nomeada PROTEÇÃO DE CREDITO NUBANK, orientaram eu realizar o PIX no crédito (R$ 3400,00 o total do limite disponível) para que a o bloqueio fosse realizado (…)”.
Assim como a situação narrada acima, existem diversos relatos na plataforma de reclamações, que revelam armadilhas semelhantes, evidenciando práticas recorrentes por parte dos criminosos.
Supostas ligações do Nubank
Recentemente mostramos aqui, o posicionamento do banco digital sobre a questão das ligações telefônicas.
O Nubank afirmava que essas ligações são raras, e, em boa parte, tem a ver com ofertas para negociar alguma dívida.
E nesses contatos oficiais promovidos pela empresa, são requisitadas apenas informações básicas, como nome, três primeiros dígitos do CPF e data de nascimento. Nada além desses três dados é solicitado.
Portanto, contato pedindo informações confidenciais, como por exemplo, o número completo do CPF, trata-se de uma possível tentativa de golpe.
Como não cair em golpe que usa o nome do Nubank
Em meio a golpes telefônicos, especialmente aqueles que se utilizam do nome de instituições financeiras como o Nubank, a vigilância e a adoção de medidas preventivas são essenciais.
Ao receber uma ligação suspeita, peça informações detalhadas sobre a natureza da chamada e anote o número de telefone do qual estão ligando.
Antes de tomar qualquer decisão, entre em contato diretamente com o banco digital utilizando os canais oficiais fornecidos no site ou no verso do seu cartão.
Reporte imediatamente qualquer tentativa suspeita ao banco, e, em caso de dúvida, utilize os canais oficiais para verificar a legitimidade da comunicação.
O Nubank disponibiliza o número 4020 0185 para capitais e regiões metropolitanas, e o 0800 591 2117 para demais localidades.
Também é possível falar por este e-mail: [email protected]; ou, ainda, pelo chat, dentro do próprio app.
A conscientização é a melhor defesa contra essas ameaças, garantindo a segurança e a integridade das suas informações pessoais.
Mantenha-se informado sobre os golpes mais recentes e compartilhe essas informações com familiares e amigos.
Veja ainda: