Licença-maternidade estendida: o que precisa saber sobre o tema

14/03/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

A licença maternidade estendida é de direito de algumas mães trabalhadoras. Veja como ela funciona, regras e quem pode usá-la.

Publicidade

Algumas mulheres têm direito à licença-maternidade estendida. Neste caso, elas podem ficar mais tempo afastadas do trabalho após o nascimento ou a adoção de um filho.

Durante a licença, a remuneração não sofre mudanças. Por isso, trata-se de um afastamento remunerado.

O período também acompanha a estabilidade no emprego. Ou seja, impede a dispensa da trabalhadora enquanto ela permanecer afastada.

Portanto, trata-se de um importante direito das mulheres e uma proteção à maternidade.

Leia agora:

Como funciona a licença-maternidade

A licença permite o afastamento da mulher gestante ou adotante das atividades de trabalho sem que isso prejudique o seu salário.

As mulheres empregadas não precisam requerer o benefício do salário-maternidade, pois é o empregador quem comunica o INSS sobre o afastamento da trabalhadora e a necessidade de liberação do auxílio previdenciário.

Além disso, a remuneração do período é a mesma que a trabalhadora recebia antes de se afastar das atividades.

Qual é a duração da licença-maternidade tradicional e estendida?

Tradicionalmente o afastamento das mães ocorre por 120 dias (4 meses). Contudo, esse período pode aumentar 60 dias e somar, ao todo, 180 dias (6 meses).

Quem tem direito à licença-maternidade estendida?

Somente tem direito à licença de maior período quem possuir vínculo com empregador inscrito no programa Empresa Cidadã.

Além desta situação, também é possível ter a licença-maternidade estendida quando o bebê ou a mãe necessitar de internamento hospitalar, por questões graves, logo após o parto.

De acordo com a Portaria n° 28/2021, nesta hipótese a contagem da licença-maternidade somente se inicia após a alta hospitalar.

Como funciona a estabilidade para mães?

A estabilidade começa já durante a licença-maternidade e abrange todo o período da gravidez, mesmo que o empregador ou a funcionária não tenham conhecimento da gestação. Essa estabilidade perdura por 5 meses após o parto.

Portanto, durante todo esse período a trabalhadora não pode ser vítima de dispensa sem justa causa.

No caso de quem não recebe a licença-maternidade estendida, ao retornar ao trabalho a empregada ainda conta com um mês de garantia de emprego em razão da estabilidade.

STF reconhece direito à licença para mãe não gestante em casal homoafetivo

Na última quarta-feira, 13 de abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma importante decisão em relação à licença-maternidade para casais homoafetivos formados por mulheres.

A decisão tem repercussão geral – ou seja, deverá ser seguida por todos os demais tribunais – e determinou que ambas as mulheres, mesmo a não gestante, tem direito à licença após nascimento do filho.

Contudo, o entendimento majoritário estabeleceu que somente uma delas, a gestante, poderá ter acesso à licença-maternidade estendida, de 120 ou 180 dias.

À outra mãe, não gestante, caberá gozar de licença equiparável à paternidade. Neste caso, o período de afastamento normal é de 5 dias, mas se o empregador for adepto ao Empresa Cidadã, passa a ser de 20 dias.

Confira ainda:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa