Até quanto tempo depois do parto posso pedir auxílio maternidade?

03/10/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Até quanto tempo depois do parto posso pedir auxílio maternidade? Saiba como funcionam os prazos do INSS e não perca o benefício.

Publicidade

Até quanto tempo depois do parto posso pedir auxílio maternidade? O benefício garante às mulheres seguradas do INSS ao menos 4 meses de pagamentos.

Para isso, todavia, é necessário que haja respeito aos prazos da Previdência Social. É possível o requerimento do benefício antes ou depois do nascimento ou adoção de criança.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e, assim, saiba como funcionam esses prazos e tire suas dúvidas sobre o salário-maternidade do INSS.

Até quanto tempo DEPOIS do parto posso pedir auxílio maternidade?

No Brasil, o auxílio maternidade é um benefício previdenciário oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) às mulheres que estão grávidas, adotaram uma criança ou tiveram um filho recentemente.

Ele tem o objetivo de proporcionar às mães um período de afastamento remunerado do trabalho durante o período de gestação e após o parto, garantindo a saúde da mãe e do bebê, bem como facilitando os cuidados iniciais com a criança.

O benefício fica disponível para solicitação por até 5 anos após o nascimento da criança. Por isso, é possível solicitá-lo em até 5 anos.

Contudo, é importante que a segurada do INSS observe bem os prazos; na data da solicitação, a criança não pode ter completado 5 anos de idade.

Até quanto tempo ANTES do parto posso pedir auxílio maternidade?

Assim como é possível solicitar o benefício após o nascimento da criança, também é possível fazê-lo antes dele acontecer.

De acordo com as regras do INSS, a gestante pode pedir o auxílio em até 28 dias antes do parto.

Contudo, para isso é necessário que ela necessite de afastamento de suas atividades laborais nesse período que precede o nascimento da criança.

Por exemplo, em caso de indicação médica para repouso a fim de garantir a manutenção da gestação pelo tempo necessário ao completo desenvolvimento do bebê.

Solicitei o salário-maternidade após o nascimento da criança, quantas parcelas recebo?

É possível pedir auxílio maternidade em até 5 anos após o parto sem que isso gere prejuízos à segurada do INSS.

Em outras palavras, ela não perde o direito ao número de parcelas inicialmente disponível ou, então, no valor original do benefício.

Desse modo, a trabalhadora continua tendo o direito de receber 4 parcelas de salário-maternidade, as quais deverão ser de, no mínimo, um salário mínimo vigente no ano de solicitação do benefício.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa