Mãe solteira com carteira assinada recebe Auxílio Brasil (Bolsa Família)? Entenda

Mãe solteira com carteira assinada recebe Auxílio Brasil (Bolsa Família) – As regras do programa social do governo federal costumam deixar dúvidas no ar entre os beneficiários e, principalmente, entre os cidadãos que buscam conhecer se possuem direito.

No caso das mães solteiras que trabalham com carteira assinada, será que existe algum benefício voltado para elas? Ou há algum impedimento para receber o Bolsa Família?

O Guia do Ex-Negativado explica neste post!

Mãe solteira com carteira assinada recebe Auxílio Brasil (Bolsa Família)?

A resposta é sim, mas, com uma importante ressalva: desde que cumpra com os requisitos de renda previstos na lei do Bolsa Família.

Isso porque, não existe nenhuma regra que impeça que trabalhadores com carteira assinada recebam quaisquer benefícios sociais aos quais façam parte dos critérios.

Por outro lado, também não há nenhum benefício exclusivamente voltado para mães solteiras e, sendo assim, é necessário cumprir os critérios que explicaremos logo abaixo.

Veja ainda:

Como saber se posso receber Bolsa Família?

Inicialmente, o processo de seleção das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família baseia-se na avaliação da renda per capita familiar.

Isto é, a renda total da família é dividida pelo número de membros que compartilham a mesma residência.

O limite atual estabelecido para a concessão do benefício é de R$ 218 por pessoa.

Para verificar se a sua família cumpre com esse critério, some todas as rendas obtidas no lar e divida pelo número total de pessoas que residem lá, incluindo aqueles que não possuem renda.

O resultado desse cálculo deve ser igual ou inferior a R$ 218.

Caso a renda familiar por pessoa seja superior a este valor, estará fora dos critérios estabelecidos.

Além disso, é necessário haver a presença de pelo menos uma criança ou adolescente, com frequência escolar e cartão de vacinação em dia, na composição família, ou uma grávida.

Veja também: Bolsa Família exige frequência escolar? Entenda condicionalidades

Vale lembrar que o Bolsa Família é um programa criado especialmente para a proteção das famílias em vulnerabilidade social ao redor do país.

Portanto, devem ser classificadas em situação de pobreza ou até mesmo de pobreza extrema, necessitando de apoio do poder público.

Veja ainda:

Deixe um comentário

plugins premium WordPress