,

Prazo para requerer salário-maternidade: janela de 5 anos para pedir

02/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Você sabia que o prazo para requerer salário-maternidade é de 5 anos? Veja quando ele se aplica e como solicitar o benefício.

Publicidade

É possível requerer o salário-maternidade dentro do prazo de 5 anos. Com isso, quem não pediu à época própria, ainda pode acessar o benefício.

Para isso devem ser observadas algumas regras específicas. Saiba quais são elas e confira no Guia do Ex-Negativado o que fazer para não perder o auxílio.

Prazo de 5 anos para requerer salário-maternidade: Quem pode usá-lo?

De modo geral, esse prazo fica disponível para cidadãs que têm direito ao benefício, mas que não mantêm emprego formal.

Afinal, quando a trabalhadora possui um emprego com registro em carteira, é direito dela se afastar do trabalho e receber o benefício durante o afastamento.

Nesta hipótese, então, cabe ao empregador encaminhar o pedido de benefício e afastar a trabalhadora.

Por isso, é comum que o prazo de 5 anos para requerer o salário-maternidade se aplique às desempregadas, contribuintes individuais, facultativas e seguradas especiais.

Em quais situações é possível solicitar o salário-maternidade?

O benefício de maternidade fica disponível nas seguintes ocasiões:

  • Nascimento de filho;
  • Adoção ou guarda de filho;
  • Aborto espontâneo (não criminoso) ou legal.

Nos dois primeiros casos o benefício é de 120 dias. Já no terceiro ele se limita a duas semanas, apenas.

Cuidados para não perder o prazo do salário-maternidade

O prazo de 5 anos para requerer o salário-maternidade se aplica após o período no qual a trabalhadora deveria tê-lo recebido, inicialmente.

Isto é, em caso de aborto espontâneo o prazo conta a partir do término dos 14 dias após esta ocorrência.

Já no caso da adoção ou do nascimento de criança, o prazo de 5 anos conta a partir do 120° dia após a obtenção da guarda ou o parto.

Como requerer o salário-maternidade dentro do prazo de 5 anos?

Para isso, basta fazer o pedido normalmente dentro do portal Meu INSS, disponível para acesso por página de web ou pelo aplicativo.

Faça o login e depois clique em “Novo pedido”. Então, encontre a opção de salário-maternidade. Assim, clique sobre ela e preencha as informações. Por fim, anexe os documentos necessários.

Depois de encaminhar o pedido é possível acompanhá-lo dentro do mesmo portal. Em caso de concessão, a beneficiária recebe a Carta de Concessão, que também fica disponível online.

Leia mais:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido?