Call us now:
Meu Auxílio Brasil foi bloqueado, o que fazer? – Uma das perguntas mais comuns relacionadas ao benefício proporcionado pelo governo federal se dá por parte de quem teve o cadastro bloqueado ou suspenso.
O Auxílio Brasil, que agora se chama Bolsa Família, no governo Lula (PT), já registrou milhões de bloqueios (até abril, já eram computados 2,5 milhões) desde o início de 2023 por supostas irregularidades cadastrais, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
A partir disso, é comum haver buscas sobre o que fazer em caso de bloqueio do cadastro para reaver o benefício perdido. Saiba aqui no Guia do Ex-Negativado.
Por que meu Auxílio Brasil foi bloqueado?
O bloqueio dos cadastros ocorre quando estes não atendem aos requisitos de renda e outras obrigações estabelecidas para receber o benefício do programa social do governo federal.
Para se manter elegível, o beneficiário deve cumprir as seguintes condições:
- Ter uma renda familiar por pessoa de até R$ 218 mensais;
- Estar devidamente inscrito no Cadastro Único;
- Realizar a atualização do Cadastro Único a cada dois anos;
- Garantir a presença e frequência de crianças e adolescentes na escola, bem como manter o calendário vacinal completo, enquanto grávidas devem fazer pré-natal em instituição pública.
O descumprimento de qualquer um desses critérios pode levar ao bloqueio do benefício, sendo necessário regularizar a situação para que o cadastro seja reativado e o beneficiário continue a receber o auxílio.
Então, o que fazer se meu Auxílio Brasil foi bloqueado?
Não há como voltar a receber o benefício social de forma imediata após ele ter sido bloqueado pelo Ministério do Desenvolvimento Social uma vez.
Assim, a única possibilidade é realizar a atualização dos dados no Cadastro Único, o que só pode ser feito em um CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), mais perto da sua residência.
No entanto, é importante destacar que, após essa atualização, o desbloqueio não ocorrerá automaticamente.
Será necessário aguardar uma nova análise, na qual serão verificadas as informações atualizadas para determinar se ainda se enquadra nas condições necessárias para fazer parte do programa Bolsa Família.
Portanto, é fundamental aguardar o resultado dessa nova análise para saber se o desbloqueio será efetivado ou não.
Quanto tempo demora para voltar a receber Auxílio Brasil após ser bloqueado?
As análises do MDS acontecem a cada 30 a 45 dias, sendo este considerado um prazo médio para definir se um cadastro poderá ser reativado ou não no programa social.
Leia também: Bolsa Família bloqueado por um mês ou mais: quando retornam os pagamentos? Entenda
Antes de terminar de ler, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!
Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.