Call us now:
O que acontece se eu não pagar o cartão crédito? Ele corresponde a um dos principais motivos de endividamento dos brasileiros. Cerca de 53% dos endividados, no Brasil, possuem dívidas com cartões de crédito.
Os motivos para isso são inúmeros e vão desde o descontrole financeiro e mau uso do cartão até o desemprego. Em todos os casos, contudo, o não pagamento da fatura possui consequências graves.
Saiba o que acontece com quem fica inadimplente com o cartão de crédito. Também, saiba como sair desta situação e reconquiste o equilíbrio financeiro com as dicas do Guia do Ex-Negativado.
O que acontece se eu não pagar o cartão de crédito?
São várias as consequências negativas que podem decorrer do não pagamento das faturas de cartões de crédito. Elas não apenas podem aumentar o valor da dívida, mas também sujar o nome do devedor. Conheça quais são as principais.
Multa e juros
No primeiro mês de não pagamento da dívida de cartão de crédito, o devedor deverá arcar com multa de mora e juros que se aplicam sobre o valor não pago da fatura. No caso dos juros, eles tendem a ser de 15% do valor total da dívida. Portanto, eles agravam a situação.
Bloqueio do cartão
Quando o cliente permanece inadimplente, sem pagar o cartão de crédito, é natural que o banco promova o bloqueio do cartão. Por isso, nesta hipótese o consumidor não poderá usá-lo enquanto não pagar o valor integral da fatura.
Inscrição em órgãos de negativação de crédito
Além disso, o banco também pode solicitar a negativação do nome do consumidor devedor. Portanto, uma das consequências é a inscrição em cadastros de negativação de crédito, como SPC e Serasa.
Bloqueio de bens
Caso o banco não consiga contatar o devedor ou chegar a uma solução, ele poderá ajuizar uma ação de execução de dívida. Nesta hipótese, então, o juiz poderá determinar o bloqueio de bens, como dinheiro em banco, automóveis e imóveis, para garantir a dívida.
Veja: Como resolver bloqueio judicial? Motivos e soluções para o problema
O que fazer se eu não conseguir pagar o cartão de crédito?
Neste caso, o primeiro passo é buscar negociar uma solução com a operadora do cartão. Por exemplo, muitas delas oferecem a possibilidade de parcelamento com ou sem entrada. Essa é uma solução que pode evitar a negativação do nome e o bloqueio de bens.
No entanto existem os famigerados juros, sobre isso, explicamos em detalhes neste vídeo abaixo, acompanhe:
Quem não conseguir pagar o cartão de crédito precisa rever seu orçamento. O devedor deverá cortar despesas para adequar suas contas, bem como evitar contratar novas parcelas em outros cartões.
Para mais dicas de como vencer suas contas e sair das dívidas, acesse o App do Guia. Ali você encontra dicas completas para equilibrar suas finanças e conquistar mais tranquilidade no seu dia a dia.