,

O que é ICMS e qual relação tem com Shein, Shopee e AliExpress; entenda

23/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O que é ICMS? Qual a relação com Shein, Shopee e AliExpress? Entenda agora o que vem sendo discutido e implementado.

Publicidade

O que é ICMS? – Um dos impostos mais complexos cobrados pelos estados brasileiros entrou em evidência nas últimas semanas e despertou, por sua vez, a curiosidade de muitos consumidores de lojas chinesas.

O motivo é que a cobrança de ICMS agora ocorrerá em todas as compras feitas nas lojas que aderirem ao Remessa Conforme. Mas o que é essa sigla? E como funciona esse imposto? O Guia do Ex-Negativado detalha o assunto agora.

O que é ICMS?

Primeiramente, ICMS é a sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Trata-se de um imposto estadual, ou seja, é aplicado e administrado pelos estados brasileiros e pelo Distrito Federal.

O ICMS incide sobre a circulação de mercadorias, a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, e a comunicação, sendo um dos principais tributos estaduais e uma das principais fontes de arrecadação para os estados.

Essa tributação está presente em todas as etapas da cadeia de produção e comercialização de bens e serviços, desde a fabricação até o consumidor final.

E esse era um dos pontos criticados pelas varejistas brasileiras, que reclamavam que não havia cobrança para empresas chinesas, como a Shein.

Como o ICMS é cobrado?

Ele é cobrado sobre o valor total da operação e, em geral, é recolhido pelo vendedor ou prestador de serviços, que posteriormente repassa o valor ao estado.

A alíquota e a forma de cálculo do ICMS podem variar de estado para estado, o que significa que diferentes regiões do Brasil podem ter alíquotas diferentes para o mesmo produto ou serviço.

Entretanto, no caso dos produtos importados foi definida uma alíquota igual para todos os entes federativos.

Qual é a relação do ICMS com Shein, Shopee e AliExpress?

Por se tratar de um imposto complexo, sujeito a diversas regras e regulamentações estaduais, e sua gestão envolve o acompanhamento das operações comerciais e o cumprimento das obrigações fiscais por parte das empresas.

E é nesse ponto que entram as chinesas Shein, Shopee, AliExpress e eventualmente outras empresas que aderirem o formato de importação do programa Remessa Conforme.

Isso porque, uma das principais regras do programa é justamente a obrigação de pagamento do imposto estadual, ICMS, com uma alíquota de 17%.

No caso da Shein, já está confirmado que a empresa é quem custeará a tributação para o consumidor – mas as outras duas ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Como exemplo, todas as compras que chegarem a um valor de R$ 100, serão tributadas em R$ 17, e ao menos a Shein arcará com esse tributo.

Leia também:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça