O que significa crédito não retornado no INSS

27/03/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Entenda o que significa a mensagem “crédito não retornado” no INSS e o que fazer diante desta situação para receber seu benefício.

Publicidade

Você sabe o que significa crédito não retornado? Esta é uma mensagem que pode aparecer no sistema do INSS e indica erros no pagamento do benefício.

Esse é um dos erros mais comuns dentre os que podem acontecer no pagamento do benefício previdenciário. Mas ainda assim, não deve ser motivo de desespero.

Afinal, quando isso acontecer existe uma solução simples e online. Veja qual é e o que fazer.

Leia também:

O que significa crédito não retornado no INSS

Esta mensagem tem dois significados. Primeiramente, ela indica que para a Previdência Social ocorreu o depósito do valor do benefício, seja aposentadoria, pensão ou outros, na conta do beneficiário.

Por outro lado, para o beneficiário isso significa que o valor não chegou até a conta.

Ou seja, mesmo com a liberação dos valores, o aposentado ou pensionista não teve acesso a eles, de modo que sua parcela permanece pendente de pagamento.

O que fazer quando aparecer a mensagem “crédito não retornado” no INSS?

A mensagem crédito não retornado significa problemas no pagamento.

Contudo, caso ela apareça para você, não se preocupe, pois é possível recuperar o valor do INSS.

Aliás, todo o procedimento de solicitação do pagamento é online, de forma que o beneficiário não precisa sair de casa para fazê-la.

Abaixo, confira o passo a passo de como solicitar o pagamento de benefício não disponibilizado.

1) Acesse o Meu INSS

Primeiramente, para obter o crédito não retornado, acesse o Meu INSS, que fica disponível em site e, também, em aplicativo para celulares. Faça o login no sistema.

2) Novo pedido ao INSS

Na página inicial do Meu INSS, clique na opção “Outros Serviços” > “Novo pedido”. Logo depois, selecione “Novo Requerimento”.

3) Atualização para manutenção do benefício

Na aba de “Novo Requerimento”, encontre a alternativa “Atualizações para manutenção do benefício e outros serviços” e, na sequência, clique em “Solicitar pagamento de benefício não recebido”.

4) Informe seus dados e encaminhe a solicitação

Crédito não retornado no INSS significa um problema no pagamento. Para consertá-lo, então, preencha os dados solicitados pelo sistema previdenciário. Confira-os e, por fim, confirme-os e encaminhe a solicitação.

Onde são feitos os pagamentos do INSS

O valor do benefício do INSS é mensalmente depositado em uma conta.

O primeiro pagamento ocorre em uma agência e banco que são informados ao segurado na Carta de Concessão.

Todavia, não há obrigatoriedade de manter os recebimentos ali. Também é possível solicitar a mudança de banco e de agência, inclusive para receber o benefício em conta já existente.

Isso significa que antes de concluir pelo crédito não retornado é importante se certificar de que o extrato bancário não consta o valor e que a data de liberação já chegou.

Confira agora:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa