Pessoa encostada pelo INSS pode trabalhar? O que é permitido ou não

31/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira quando uma pessoa encostada pelo INSS pode trabalhar e em quais situações isso é terminantemente proibido.

Publicidade

Pessoa encostada pelo INSS pode trabalhar? Essa é uma dúvida comum de quem recebe benefício por incapacidade e deseja realizar atividades durante o período.

Afinal, é possível utilizar outras habilidades e garantir uma renda extra durante o afastamento do trabalho? Confira no Guia do Ex-Negativado e evite fraudes ao INSS.

Pessoa encostada pelo INSS pode trabalhar?

A princípio não, mas existem exceções em que será possível o acúmulo entre remuneração por trabalho e benefício por incapacidade temporária.

Primeiramente, vejamos como funciona a regra: para um trabalhador ser encostado pelo INSS, ele precisa apresentar incapacidade para o trabalho.

Isto é, uma condição física ou mental que lhe impede de realizar suas atividades de trabalho com a devida qualidade de vida.

Neste sentido, a incapacidade seria incompatível com a manutenção de outras atividades durante o recebimento de benefício, o qual cessaria.

Quando é possível acumular benefício do INSS e remuneração por trabalho?

A pessoa encostada pelo INSS pode trabalhar quando acumular estes dois requisitos:

  • Recebimento de benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença);
  • Exercício de atividades diferentes.

Quanto ao segundo tópico, imagine o seguinte cenário: um chef de cozinha que dá aulas de gastronomia sofre um acidente e fratura o braço.

Neste caso, ele estará impedido de exercer, temporariamente, a profissão de chef. Todavia, pode adaptar-se para dar aulas enquanto estiver afastado da primeira atividade.

Esta é uma hipótese em que a pessoa encostada pelo INSS pode trabalhar. Afinal, tratam-se de duas atividades distintas.

Neste cenário, é imprescindível que o trabalhador mantenha dois recolhimentos distintos à Previdência Social. Dentro do exemplo, um como professor e outro enquanto chef de cozinha.

Como fica o valor do benefício neste caso?

Quando a pessoa encostada pelo INSS trabalhar, é possível que a Previdência Social limite o valor do auxílio por incapacidade temporária.

Afinal, ele tem como objetivo garantir a subsistência do trabalhador enquanto ele se recupera de enfermidade ou acidente.

Aliás, neste caso o benefício poderá até mesmo ser menor do que um salário mínimo, desde que a soma com o salário das atividades ainda mantidas ultrapasse o piso salarial nacional.

O que fazer se o INSS suspender o benefício?

Quando a pessoa encostada pelo INSS continua a trabalhar, mesmo que com dois recolhimentos distintos à Previdência, é possível que haja a suspensão do benefício.

Caso o trabalhador se enquadre na exceção à regra, como vimos acima, ele pode recorrer da decisão e comprovar que se tratam de atividades distintas.

Trabalhador encostado pelo INSS por incapacidade permanente não pode trabalhar

Diferentemente do auxílio por incapacidade temporária, que possui uma exceção que permite a manutenção de algumas atividades durante seu recebimento, a aposentadoria por invalidez não abre tal brecha.

Ela corresponde ao benefício por incapacidade permanente. Por isso, refere-se à situação em que o trabalhador não tem qualquer condição de trabalhar.

Assim, a manutenção de algum tipo de serviço, independentemente de qual seja, é incompatível com as regras do benefício.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa