Auxílio por incapacidade temporária 31: O que é e quando cabe solicitar

04/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira como funciona o auxílio por incapacidade temporária 31 e saiba quais são as suas regras e quem pode obtê-lo.

Publicidade

O auxílio por incapacidade temporária 31 é uma das modalidades de benefício que os trabalhadores adoentados ou acidentados podem obter do INSS.

Ele se volta para situações específicas em que a condição atual de saúde do trabalhador não possui relação com as atividades laborais que ele realiza.

Assim como os demais benefícios previdenciários, ele também possui regras próprias e exigências bastante específicas. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba quando ele se aplica e como solicitá-lo.

O que é auxílio por incapacidade temporária 31?

Quando o auxílio leva a classificação 31 isso significa que o trabalhador não está em condições de prestar serviços sem que isso afete seu bem-estar.

Nesta hipótese, a incapacidade é temporária. Também, ela decorre de uma doença ou de um acidente.

Todavia, aqui a condição incapacitante em nada tem a ver com as atividades de trabalho.

Isto é, a doença não se desenvolveu por causa da natureza das tarefas laborais.

Ou, em caso de acidente, ele não ocorreu no trajeto até o local de trabalho e nem durante a realização das atividades profissionais.

Essas características específicas do auxílio por incapacidade temporária 31 são importantes porque diferenciam este benefício daqueles que têm relação com as atividade de trabalho e que, portanto, geram estabilidade no emprego.

Este é o caso, por exemplo, do auxílio por incapacidade temporária 91. Aqui a doença ou acidente tem relação com as tarefas profissionais do trabalhador.

Por isso, impedem a sua dispensa sem justa causa por 12 meses após a suspensão do benefício do INSS.

Quais são as regras para receber o auxílio-doença 31 do INSS?

Para ter acesso ao auxílio por incapacidade temporária 31 do INSS o trabalhador precisa:

  • Ter 12 meses de contribuições em favor do INSS;
  • Sofrer um acidente ou possuir uma doença incapacitante;
  • Possuir atestado de afastamento das atividades laborais por ao menos 16 dias.

INSS: auxílio-doença é pago sem carência em 17 casos; saiba em quais pedir sem esperar

Além disso, o auxílio por incapacidade temporária 31 somente é concedido após o trabalhador requerê-lo ao INSS e, também, depois de passar por uma perícia médica.

Ela é que determinará se ele tem capacidade ou não de prestar serviços.

Saiba mais sobre os benefícios do INSS e suas regras no App do Guia. Nele você encontra gratuitamente dicas e notícias sobre a Previdência Social, direitos trabalhistas e benefícios assistenciais, além de finanças, empregos e loterias.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça