,

Santander se antecipa e tira um de seus serviços assim como fez o Itaú

31/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Desativação do serviço foi antecipada pelo Santander. Saiba mais sobre isso e o posicionamento de outros bancos em relação ao assunto.

Publicidade

O Banco Santander resolveu antecipar a desativação do serviço de transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC). Embora a data originalmente anunciada para o encerramento fosse setembro, muitos correntistas já não encontram a opção DOC em seus aplicativos bancários.

Alguns foram notificados da mudança, enquanto outros foram informados ao tentar efetuar uma transferência, sendo direcionados a utilizar a Transferência Especial de Crédito (TED) como alternativa.

Paralelamente, o Itaú já havia cessado a disponibilização desse serviço a clientes de pessoa física, ainda em janeiro deste ano.

Desativação do DOC e a decisão do Santander

Instituído em 1985 pelo Banco Central, o DOC viu sua relevância diminuir frente a alternativas mais ágeis e econômicas para a transferência de valores.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em maio deste ano, quando anunciou o encerramento do serviço DOC, declarou que o uso dessas transações vem declinando progressivamente nos últimos anos, especialmente após a implementação do sistema Pix, em novembro de 2020.

Portanto, a decisão do Santander segue o anúncio Febraban,  de que os bancos associados encerrariam o serviço de DOC até 29 de fevereiro de 2024, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Comparativamente, o DOC permitia transferências de até R$ 4.999,99 com um prazo de processamento de um dia útil.

Em contrapartida, a Transferência Especial de Crédito (TED) possibilita transferências acima de R$ 5.000, com a opção de crédito no mesmo dia se realizadas até as 17h.

Outros bancos e o cancelamento do serviço

Segundo o Jornal Valor Econômico, o Banco do Brasil afirmou que para pessoa física o DOC só será encerrado até 15 de setembro.

Já o Bradesco, por sua vez, informou que seguirá as datas determinadas pela Febraban. A Caixa, por sua vez, não deu nenhum tipo de declaração sobre o assunto.

O Itaú, como sinalizado de início, retirou o serviço de clientes no início deste ano.

Leia mais:

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa