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Santander se antecipa e tira um de seus serviços assim como fez o Itaú

31/08/2023

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Desativação do serviço foi antecipada pelo Santander. Saiba mais sobre isso e o posicionamento de outros bancos em relação ao assunto.

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O Banco Santander resolveu antecipar a desativação do serviço de transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC). Embora a data originalmente anunciada para o encerramento fosse setembro, muitos correntistas já não encontram a opção DOC em seus aplicativos bancários.

Alguns foram notificados da mudança, enquanto outros foram informados ao tentar efetuar uma transferência, sendo direcionados a utilizar a Transferência Especial de Crédito (TED) como alternativa.

Paralelamente, o Itaú já havia cessado a disponibilização desse serviço a clientes de pessoa física, ainda em janeiro deste ano.

Desativação do DOC e a decisão do Santander

Instituído em 1985 pelo Banco Central, o DOC viu sua relevância diminuir frente a alternativas mais ágeis e econômicas para a transferência de valores.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em maio deste ano, quando anunciou o encerramento do serviço DOC, declarou que o uso dessas transações vem declinando progressivamente nos últimos anos, especialmente após a implementação do sistema Pix, em novembro de 2020.

Portanto, a decisão do Santander segue o anúncio Febraban,  de que os bancos associados encerrariam o serviço de DOC até 29 de fevereiro de 2024, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Comparativamente, o DOC permitia transferências de até R$ 4.999,99 com um prazo de processamento de um dia útil.

Em contrapartida, a Transferência Especial de Crédito (TED) possibilita transferências acima de R$ 5.000, com a opção de crédito no mesmo dia se realizadas até as 17h.

Outros bancos e o cancelamento do serviço

Segundo o Jornal Valor Econômico, o Banco do Brasil afirmou que para pessoa física o DOC só será encerrado até 15 de setembro.

Já o Bradesco, por sua vez, informou que seguirá as datas determinadas pela Febraban. A Caixa, por sua vez, não deu nenhum tipo de declaração sobre o assunto.

O Itaú, como sinalizado de início, retirou o serviço de clientes no início deste ano.

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Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

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