,

Posso cobrar salário família atrasado? O que é possível fazer para reaver os valores

27/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Posso cobrar salário família atrasado? Descubra como funciona o pagamento do benefício e se é possível recebê-lo de maneira retroativa.

Publicidade

Posso cobrar salário família atrasado? Muitos trabalhadores têm direito ao benefício e não sabem disso ou, então, demoram a entregar a documentação necessária para obtê-lo.

Por isso, surgem dúvidas quanto ao eventual pagamento retroativo e recebimento de parcelas de outras épocas. Será que isso é possível? Descubra no Guia do Ex-Negativado.

Posso cobrar salário família atrasado?

Sim, mas apenas em algumas situações bastante específicas, como a ausência de pagamento em razão de culpa do empregador ou após suspensão do auxílio, quando o trabalhador regularizar sua situação.

Explica-se: este benefício se volta aos trabalhadores de baixa renda com filhos com idade até 14 anos.

Ele é pago pelo INSS, que ressarce os empregadores dos valores gastos com a parcela.

Para recebê-la, cabe ao empregado apresentar ao empregador a documentação necessária. A partir deste ponto, ele pode contar com o auxílio mensal.

Desse modo, quando a ausência de recebimento se dá por erro do empregador, seja de informar quanto à existência do benefício ou do envio dos documentos, é possível cobrar salário família atrasado.

Nesta hipótese o empregador deverá pagar as parcelas retroativas. Contudo, aqui ele não terá ressarcimento do INSS, pois o erro decorreu de sua culpa.

Além disso, quando o trabalhador não apresenta os documentos de vacinação e frequência escolar dos filhos para manter o benefício, ele pode perdê-lo, mas volta a recebê-lo ao apresentar a documentação.

Neste caso também há o pagamento retroativo das parcelas que permaneceram suspensas.

Como solicitar o salário-família e como mantê-lo?

Para pedir o benefício será necessário entregar diretamente ao empregador os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento do(s) filho(s);
  • Documento de identidade com foto e CPF;
  • Caderneta de vacinação dos filhos de até 6 anos de idade (não exigido para trabalhadores domésticos);
  • Comprovação de frequência escolar para filhos entre 7 a 14 anos (não exigido de trabalhadores domésticos);
  • Formulário de solicitação, obtido com a própria empresa.

Por outro lado, para que não seja necessário cobrar salário família atrasado, é necessário:

  • Apresentar carteira de vacinação, todos os anos em novembro, de filhos com até 6 anos de idade;
  • Comprovar de frequência  escolar de filhos com idade entre 7 e 14 anos nos meses de maio e novembro.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa