Posso usar o NIT como PIS? Desvendando semelhanças e diferenças entre as identificações

Posso usar o NIT como PIS? Existem uma série de siglas, bastante semelhantes entre si, que possuem números de identificação de cidadãos brasileiros.

Algumas decorrem do vínculo de emprego, enquanto outras se referem à prestação de serviços de forma autônoma ou ao recebimento de benefícios assistenciais.

Mas o que fazer quando o cidadão já se tem o número de uma delas e se enquadra em uma situação que requeira outra identificação? Usa-se o mesmo número ou um novo? Tire suas dúvidas no Guia do Ex-Negativado!

Posso usar o NIT como PIS?

Sim, desde que o cidadão que já tenha o NIT passe a se enquadrar em uma situação que necessite de PIS. Isto é, caso obtenha um emprego formal na iniciativa privada.

Embora as siglas não representem a mesma coisa, elas possuem o mesmo número. Desse modo, tanto identificação o cidadão em uma situação quanto em outra.

NIT e PIS: Entenda o que são

Ainda seja possível usar o número do NIT como PIS, pois as numerações se repetem, as siglas não são coincidentes.

NIT representa Número de Identificação do Trabalhador. Ele se refere aos trabalhadores que não possuem registro em carteira de trabalho.

Ou seja, o NIT se refere aos trabalhadores autônomos. Ele é um número de identificação importante para fins de recolhimento previdenciário individual.

Por outro lado, o PIS é o Programa de Integração Social. Ele representa os trabalhadores da iniciativa privada. Decorre da anotação do vínculo em carteira de trabalho.

Além disso, é importante ressaltar que o PIS também é um benefício. Ele é de direito de trabalhadores com pelo menos 5 anos de inscrição nele e que ganham até 2 salários mínimos mensais.

Saiba mais:

Além dessas siglas, ainda existe o NIS. Ele é o Número de Inscrição Social, que se volta aos benefícios sociais, tais como Bolsa Família e Auxílio Gás.

Portanto, caso alguém seja um trabalhador, perca o emprego e passe a receber benefícios, verá o número até então utilizado pelo PIS também ser aplicado como NIS.

A mesma coisa acontece em relação a quem é autônomo e vira trabalhador, que poderá usar o NIT como PIS. A situação contrária também é verdadeira.

Deixe um comentário