Pesquisa revela que brasileiros não descartam buscar outro emprego mesmo já empregados

Novas oportunidades de emprego – De acordo com uma pesquisa conduzida pelo PageGroup, uma consultoria global de recrutamento, os profissionais brasileiros demonstram um elevado interesse por novas oportunidades de emprego. O estudo, realizado entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, envolveu a participação de 69.532 pessoas em 37 países, sendo 3.057 delas residentes no Brasil.

Os resultados revelaram que 96% dos profissionais brasileiros estão abertos a explorar novas oportunidades, mesmo quando já estão empregados. Esse índice superou a média mundial de 90% e ficou apenas ligeiramente abaixo do índice de 98% registrado na América Latina.

Esses dados demonstram a disposição dos profissionais brasileiros em buscar constantemente novas experiências e desafios em suas carreiras, evidenciando um ambiente dinâmico e competitivo no mercado de trabalho do país.

Essa postura de abertura para novas oportunidades ressalta a importância das empresas em oferecer atrativos e benefícios que possam engajar e reter seus talentos.

As transformações no mercado de trabalho e as dificuldades das empresas em engajar seus profissionais

Em entrevista para o Valor Econômico, Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup no Brasil, observou que o desequilíbrio entre a oferta e a demanda de profissionais não é uma novidade.

Porém, ressaltou que as rápidas transformações nas empresas, a pressão por resultados e a alta competitividade ampliam o desafio de atrair e engajar funcionários.

O levantamento da consultoria também revelou um aumento significativo na rotatividade de profissionais, com um salto de 15% em 2021 para 30% no último ano.

Diante desse cenário de aumento na rotatividade, Basaglia enfatiza a importância de fortalecer as políticas de retenção de talentos nas empresas.

A perda de um profissional que já está adaptado à função e à cultura organizacional pode impactar negativamente projetos e equipes.

Veja ainda:

Os motivos que impedem a saída de executivos das empresas

O relatório da pesquisa destaca, ainda, que os motivos que impedem a saída de executivos das empresas são diversos.

Nesse sentido, é possível destacar os seguintes itens: salário, benefícios, progressão de carreira, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, diversidade e inclusão.

Diante desses elementos, as empresas precisam estar atentas para criar um ambiente atrativo, que ofereça um pacote de benefícios competitivo, oportunidades de crescimento, flexibilidade e um ambiente inclusivo.

Isso pode contribuir, por sua vez, para a retenção de talentos e, ao mesmo tempo, atração de profissionais qualificados que estejam em busca de novas oportunidades.

Deixe um comentário