Call us now:
Qual o salário de um conselheiro tutelar? – Os cidadãos brasileiros vão escolher os novos 30,5 mil conselheiros em votação pública neste domingo (30), em todos os municípios do país.
Os conselhos tutelares foram criados com base na Lei Federal nº 8.069/1990, que é o Estatuto da Criança e do Adolescente, como forma de assegurar o cumprimento dos direitos dos jovens menores de 18 anos.
Como são cargos fundamentais para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes no país, há eleições abertas, com os candidatos concorrendo às posições por um período de quatro anos.
Mas como funciona a votação? E qual é o valor salarial de um profissional do Conselho Tutelar? É o que explicaremos aqui no Guia do Ex-Negativado.
Qual é o salário de um conselheiro tutelar?
Como o Conselho Tutelar é um órgão público municipal, isso faz com que não exista um valor padrão para conselheiros em todas as localidades.
Um conselheiro tutelar ganha em média R$ 2 mil a R$ 3 mil por mês, de acordo com o Glassdoor e o Vagas, sites especializados em vagas de trabalho e valores salariais no país.
O que faz um conselheiro tutelar?
É um profissional com atribuições principais de receber denúncias de situações que possam ameaçar ou violar os direitos de crianças e adolescentes.
Deve prestar atendimento em situações de vulnerabilidade ou risco.
Também é capaz de realizar investigações sobre denúncias recebidas, avaliar veracidade e a gravidade das situações.
A partir daí, atua no acompanhamento de casos de crianças e adolescentes em situação de risco, orientando pais, responsáveis legais e familiares e prestando encaminhamento a programas sociais que auxiliem na resolução dos problemas.
Por fim, quando necessário também pode solicitar medidas de proteção, como abrigar jovens, para garantir a segurança, trabalhando também em colaboração com outros órgãos públicos.
Como votar na eleição para o Conselho Tutelar?
Pela primeira vez na história, a votação para os conselheiros do próximo quadriênio acontecerá por meio das urnas eletrônicas emprestadas pelos TREs de cada estado e Distrito Federal.
Como se trata de uma eleição de menor porte, as zonas eleitorais foram agrupadas (abaixo, saiba onde você pode votar).
Podem votar normalmente todos os cidadãos em situação regular com a Justiça Eleitoral, bastando apresentar um documento de identificação com foto (e CPF).
Jovens entre 16 e 17 anos também podem votar.
Leia também: