,

Qual o tempo da licença-maternidade 4 ou 6 meses?

03/10/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A determinação de qual o tempo de duração da licença maternidade varia entre 4 ou 6 meses; Saiba quando se aplica cada prazo.

Publicidade

Qual é o tempo da licença-maternidade: 4 ou 6 meses? Essa é uma dúvida comum entre trabalhadoras adotantes ou gestantes.

E isso não é à toa, pois os dois prazos são aplicáveis. Veja quando se aplica cada um deles e como funcionam, aqui no Guia do Ex-Negativado.

Tempo da licença-maternidade pode ser de 4 ou de 6 meses

A licença maternidade tem duração, a princípio, de 4 meses. Todavia, em algumas situações ela pode ser maior.

Este é o caso de trabalhadoras cujo empregador seja filiado ao programa Empresa Cidadã. Neste caso, o tempo de afastamento aumenta 2 meses.

Como saber se terei direito à licença-maternidade de 4 ou de 6 meses?

Para isso é necessário descobrir se o seu empregador é filiado ou não ao Empresa Cidadã. Caso seja, serão 6 meses de afastamento.

Neste caso, é possível questionar o fato diretamente no departamento de Recursos Humanos da empresa.

Outra possibilidade é pesquisar diretamente na página do governo federal para o programa. Acesse-a e clique em “Empresas participantes”.

Em seguida, faça o download do arquivo que lista os participantes do programa e veja se o seu empregador está entre eles.

Caso esteja, a licença maternidade será de 6 meses; em caso contrário, de 4 meses.

Como fica o pagamento da licença-maternidade durante o afastamento?

A trabalhadora não tem prejuízos salariais. Isto é, ela recebe seu salário normalmente durante o afastamento.

No caso das trabalhadoras que possuem licença-maternidade de 6 meses, os 4 primeiros meses de afastamento terão remuneração do INSS.

É o empregador quem repassa o valor à empregada e, depois, recebe indenização do INSS.

Já os 2 últimos meses da licença maternidade do Empresa Cidadã tem custeamento do próprio empregador.

Como pedir a licença-maternidade?

A licença maternidade é o direito trabalhista referente ao afastamento.

Para obtê-lo, basta informar à empresa quando à data de adoção ou de nascimento da criança e apresentar a documentação correspondente.

Por outro lado, o salário-maternidade é a remuneração da empregada durante o período.

Cabe ao empregador encaminhar a solicitação do benefício para as trabalhadoras gestantes ou adotantes.

Por outro lado, quando se trata de mulher desempregada com acesso ao benefício, ela mesma deve encaminhar o pedido de salário-maternidade no Meu INSS.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça