Call us now:
Por quanto tempo um benefício fica em análise no INSS? Não basta preencher as regras para receber benefícios previdenciários; quem deseja se beneficiar deles também precisa solicitá-los e aguardar resposta da Previdência Social.
Além dos prazos que o INSS possui para cada um dos benefícios, ele também exige um momento de espera superior, o qual decorre da fila formada por pedidos que se acumulam perante o instituto.
Entenda como funciona o período de análise. Também, veja no Guia do Ex-Negativado o que fazer para agilizar o procedimento que antecede a concessão da solicitação pela Previdência Social.
Quanto tempo um benefício fica em análise no INSS?
Primeiramente, cada tipo de benefício possui um prazo específico.
Os menores se referem a situações de maior urgência, como é o caso do auxílio que decorre da maternidade e daqueles relacionados a doenças.
Confira os prazos de resposta para cada tipo de benefício pago pelo INSS:
- 30 dias: salário-maternidade;
- 45 dias: aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez) e auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença);
- 60 dias: auxílio-reclusão, auxílio-acidente e pensão por morte;
- 90 dias: aposentadorias e Benefício de Prestação Continuada (BPC Loas).
Fila do INSS aumenta, na prática, tempo de análise de benefícios
Os prazos acima correspondem aos prazos administrativos do INSS. Todavia, em razão da fila de pedidos que se acumulam perante a Previdência Social, é comum que não haja respeito a eles.
Segundo dados divulgados pelo G1 em 15 de maio, atualmente existem mais de 1,3 milhão de pedidos previdenciários que aguardam resposta.
Por isso, em muitos casos o tempo pelo qual o benefício fica em análise pode chegar a um ano.
O que fazer em caso de demora de resposta ao pedido de benefício ao INSS?
Uma vez que mais de um milhão de pedidos aguardam resposta do INSS, é natural que os prazos de análise sejam extrapolados.
Neste cenário, o segurado pode ingressar com uma ação judicial.
Trata-se de um Mandado de Segurança. Ele nada mais é do que uma solicitação de que o INSS cumpra com o prazo administrativo e efetive o direito do segurado.
Neste caso, é necessário buscar auxílio de um advogado, que representará o solicitante na Justiça Federal.
Leia: Quanto tempo o INSS tem para implantar um benefício judicial? A espera tem um prazo
Além disso, outra medida que pode evitar que o INSS extrapole o tempo de análise de benefício é com a conferência, no momento da solicitação do pagamento, de todos os dados e documentos que acompanham o pedido.
Isso evita convocações do solicitante, pelo INSS, para a complementação de informações e documentos.
Portanto, evita que o procedimento de análise trave para aguardar dados complementares.
Para conhecer mais sobre as regras do INSS e os benefícios sociais, previdenciários e trabalhistas que existem no Brasil, acesse o App do Guia. Ele é o aplicativo completo para quem quer ter acesso a notícias e informações, bem como a ferramentas que ajudam no controle das finanças, confira!