Call us now:
Quem libera a chave do FGTS – A liberação da chave do Fundo de Garantia após o fim do contrato é que permite o acesso, pelo trabalhador, ao valor. Mas quem libera a chave do FGTS? O trabalhador ou o empregador? Confira como funciona aqui, no Guia do Ex-Negativado.
Quem libera a chave do FGTS?
A liberação não é feita nem pelo empregador e nem pelo trabalhador, e sim pela Caixa Econômica Federal. A CEF, afinal, é a instituição responsável pelo gerenciamento das contas de Fundo de Garantia.
Esta liberação, todavia, depende de uma ação do empregador. A ele cabe informar à Caixa Econômica o final do contrato de trabalho, o que levará à geração da chave, em si.
Isso ocorre pelo site Conectividade Social, canal pelo qual a CEF toma conhecimento da rescisão de contrato. Caso ela ocorra por dispensa sem justa causa ou acordo de demissão, então, a Caixa libera a chave do FGTS.
Depois disso, o empregador deve repassar ao ex-empregado o código referente à liberação do Fundo de Garantia par ao saque-rescisão. Assim, o trabalhador pode buscar atendimento nos canais Caixa para regatar o FGTS.
Perdi a chave do FGTS, o que fazer?
Cada uma das chaves do Fundo de Garantia têm validade de 30 dias. Por isso, esse é o prazo pelo qual é possível usá-las para solicitar o resgate do saldo da conta de FGTS.
Caso o trabalhador perca a o prazo para usar o código de resgate, ele deve contatar o ex-empregador, que libera uma nova chave do FGTS em um novo prazo de 30 dias para uso.
Como saber se o FGTS já está disponível?
Após receber a chave do FGTS, o valor já estará disponível para resgate. Porém, para ter certeza disso, você pode acessar o aplicativo do Fundo de Garantia e, após o login, clicar em “Meus saques”.
Aliás, caso a sua intenção seja sacar o FGTS online, por transferência, saiba que é ali que você deve cadastrar sua conta bancária. Desse modo, assim que o valor estiver disponível ele é transferido para você.
Saiba mais: Multa de 40% do FGTS é depositada onde? Passo a passo para sacar o dinheiro
Tire suas dúvidas sobre o Fundo de Garantia e outros benefícios pagos ao trabalhador no App do Guia. Assim, saiba quais são os seus direitos.