Reforma Previdenciária não foi suficiente? Brasil fica em posição bem ruim no ranking global

23/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Após a promulgação da reforma previdenciária em 2019, o Brasil enfrenta desafios para melhorar sua posição no ranking global de Previdência.

Publicidade

Reforma Previdenciária – Após a reforma da Previdência em 2019, o Brasil enfrenta desafios para subir no ranking global de Previdência, de acordo com o Relatório Global de Previdência do Grupo Allianz, que avaliou 75 países.

No ranking, o Brasil se encontra na 65ª posição, com uma pontuação de 4,3 em uma escala de 1 a 7 (sendo 1 muito bom e 7 muito ruim).

O relatório aponta que, mesmo com um crescimento econômico razoável, ainda estamos atrás de países como China e Argentina, além de ficarmos abaixo de nações ricas e bem organizadas, como Noruega e Suécia.

Essa posição preocupante destaca a importância urgente de adotarmos novas medidas para tornar a Previdência brasileira mais sustentável, garantindo que ela possa continuar funcionando bem e pagando as aposentadorias no futuro.

Embora a reforma realizada em 2019 tenha sido relevante, ainda não foi o bastante para melhorar a nossa posição no ranking mundial.

É necessário continuarmos buscando soluções para garantir um sistema previdenciário mais forte e confiável para todos os cidadãos.

Reforma Previdenciária: os problemas e desafios a serem enfrentados

A principal questão apontada no relatório é a limitada margem financeira do país, agravada por altas taxas de contribuição e gastos públicos com a população idosa, tornando a sustentabilidade do sistema previdenciário incerta.

A mudança demográfica também representa um desafio significativo para o Brasil, com a redução do número de filhos e o aumento da população idosa.

A taxa de dependência dos idosos é prevista para mais do que dobrar até 2050, tornando ainda mais urgente a necessidade de reformas adicionais.

Segundo o estudo:

“Dada a limitada margem de manobra financeira e a combinação de taxas de contribuição já elevadas e uma parcela alta de gastos públicos com os idosos -mesmo o Brasil tendo uma população ainda relativamente jovem- a sustentabilidade do sistema previdenciário, a longo prazo, é questionável”.

Além disso, destacam a necessidade de uma abordagem mais abrangente da Previdência, envolvendo toda a sociedade no custeio do sistema.

A reforma de sistemas previdenciários é um desafio global, mas a estratégia varia entre países industrializados, focados na sustentabilidade, e mercados emergentes, buscando ampliar a cobertura.

O relatório sugere que as mudanças devem começar pelo mercado de trabalho para obter resultados mais significativos.

Veja ainda:

Ações que poderiam ser importantes

Diante do estudo, podemos concluir que a implementação de algumas ações poderia ser  útil no enfrentamento desse cenário. Ajudando, por sua vez, a garantir um futuro mais seguro para a população.

São elas:

  • Encontrar maneiras de gastar menos dinheiro para manter o sistema funcionando sem prejudicar os benefícios dos aposentados.
  • Estamos vivendo mais, o que é bom, mas isso também significa que mais pessoas vão precisar de aposentadoria por mais tempo. Desse modo, temos que garantir que haja dinheiro suficiente para pagar a todos.
  • Precisamos encontrar formas de aumentar a quantidade de dinheiro que entra no sistema previdenciário, seja através de mais contribuições dos trabalhadores ou de outras fontes de receita.
  • Além da Previdência pública, é importante que as pessoas também pensem em fazer uma previdência privada, para terem uma renda extra na aposentadoria.
  • É fundamental que as pessoas sejam bem informadas sobre como funciona a Previdência, para que possam planejar melhor o seu futuro financeiro.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa