Call us now:
O universo dos veículos no Brasil tem testemunhado uma série de viradas e transformações ao longo dos anos. Marcas que antes dominavam as vendas têm cedido espaço para concorrentes inesperados, e os protagonistas da indústria têm oscilado em suas posições de destaque. Nesse cenário de evolução constante, destacam-se a ascensão da Volkswagen, o reinado da Fiat e a posterior investida da Chevrolet na liderança do ranking de vendas de automóveis e comerciais leves.
A pandemia, por sua vez, desencadeou uma série de eventos que possibilitaram à Fiat retomar o primeiro lugar devido ao sucesso estrondoso de lançamentos como a Strada e a Toro.
No entanto, a história começa a ganhar novo rumo na segunda metade de 2022, conforme números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A ironia reside no fato de que a Volkswagen não necessitou introduzir um veículo completamente inédito para, assim, se reinventar, e se tornar um ator relevante nesse contexto.
Em meio a esse contexto a pergunta que fica é: seria um novo cenário de virada com trocas de posições no topo das vendas? Entenda mais na sequência.
Volkswagen surpreende
Como visto de início, o que tem surpreendido é a performance recente da Volkswagen, que não apenas ultrapassou a Chevrolet em termos de vendas no mês de julho de 2023, mas também se aproximou perigosamente da Fiat.
A distância entre essas duas gigantes automobilísticas é agora de apenas algumas poucas milhares de unidades.
A estratégia da Volkswagen tem se mostrado sólida, com um crescimento constante nas vendas. O Polo, em especial, tem se destacado, liderando as vendas de hatches pelo segundo mês consecutivo.
Uma tática importante da Volkswagen é sua abordagem de vendas diretas, que oferece descontos atrativos para frotistas, impulsionando ainda mais seus números.
Montadoras vão se mexendo
Enquanto a Fiat continua a fazer sucesso com a linha Strada, a Volkswagen conseguiu uma vitória notável ao superar as vendas mensais da picape com seu Polo.
A resposta da Fiat a esse desafio foi a introdução de um motor 1.0 turbo nas versões topo de linha da Strada e o lançamento da picape Titano, com foco no segmento de trabalho.
Por outro lado, a Chevrolet, apesar de ter sido uma líder anterior, parece estar enfrentando dificuldades e se afastando da corrida.
O desempenho abaixo das expectativas da Montana e a perspectiva de lançamentos de alto custo e baixas vendas colocam a montadora em um ponto complicado.
Apesar do avanço notável da Volkswagen, a Fiat ainda lidera no acumulado anual.
Mas tudo indica que a batalha em 2024 será intensa, com a Volkswagen batalhando para tirar a Fiat de sua posição de destaque.
Leia mais:
- Loja de carros inova com “Vendedor Sincero” e vê vendas crescerem
- Concorrência acelerada: preço dos carros elétricos começam a cair no Brasil
- Fique atento: acessórios que instala no carro podem afetar seu seguro e garantia de fábrica
- Carros usados em destaque: os sedãs que mais valorizam e os que perdem valor