Revisão da Vida Toda do INSS: saiba as últimas notícias sobre o assunto

29/11/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

A discussão sobre a revisão da vida toda do INSS deve chegar ao final nesta quarta (30/11). Veja quem poderá se beneficiar e as expectativas.

Publicidade

A revisão da Vida Toda do INSS pode beneficiar milhões de aposentados da Previdência Social. O assunto, que gera grandes expectativas, deve encontrar seu capítulo final ainda nesta semana.

Afinal, o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá discutir o assunto, mais uma vez, nesta quarta-feira (30), em caráter conclusivo. Caso se mantenham os votos da plenária virtual havida em março, os aposentados terão muito o que comemorar.

Entenda, aqui no Guia do Ex-Negativado, o que está em jogo e o que esperar do julgamento. Igualmente, veja quem poderá se beneficiar de uma eventual decisão favorável aos beneficiários do INSS.

O que é a revisão da vida toda do INSS e o que está em jogo?

Esta revisão diz respeito à possibilidade de utilizar, para fins de cálculos de valores de aposentadorias, salários e contribuições feitas ao INSS antes de 1994.

Afinal, nesta época entrou em vigor o Plano Real, que criou a moeda vigente até hoje no país. Este marco, então, excluiu os recolhimentos previdenciários anteriores.

Com isso, alguns trabalhadores foram prejudicados. O prejuízo existiu quando os salários anteriores a 1994 eram maiores do que os posteriores.

Por isso, a revisão da vida toda do INSS busca o reconhecimento da possibilidade de uso dos recolhimentos previdenciários anteriores a 1994 no cálculo dos benefícios, que poderiam ter o valor reajustado positivamente.

O assunto já está em discussão há algum tempo. Em março deste ano, aliás, o STF já havia decidido favoravelmente aos aposentados, em plenário virtual.

Entretanto, o ministro Nunes Marques requereu que a discussão ocorresse em plenário presencial. Isto deverá ocorrer, então, nesta quarta-feira, quando o STF deverá chegar a uma conclusão de uma vez por todas.

Caso a revisão da vida toda do INSS seja aceita pelos ministros, todas as ações que discutem essa possibilidade deverão seguir a decisão do STF. Ou seja, permitir o reajuste dos benefícios com base em recolhimentos previdenciários anteriores a 1994.

Conheça outros benefícios previdenciários; Saiba se haverá o pagamento do 14° salário do INSS!

Quem poderá se beneficiar da revisão da vida toda?

Caso o STF decida pela possibilidade da revisão dos benefícios com uso, no cálculo previdenciário, dos recolhimentos anteriores a 1994, poderão se beneficiar quem se aposentou há menos de 10 anos.

Além disso, para fazer uso da revisão da vida toda do INSS, a aposentadoria deve ter ocorrido antes da Reforma Previdenciária, de novembro de 2019.

Ainda, o reajuste positivo na aposentadoria somente ocorrerá caso os pagamentos previdenciários anteriores a 1994 fossem em valor maior aos feitos após esse marco.

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais! 

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no Whatsapp!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça