Call us now:
Tem como agendar perícia do INSS sem sair de casa. A partir dela, o cidadão que estiver incapacitado para a prestação de serviços e manutenção do seu próprio sustento pode ter direito a um benefício mensal e temporário.
Em alguns casos é possível ter acesso ao auxílio sem o procedimento pericial. Contudo, alguns benefícios fazem dela indispensável.
A mesma coisa ocorre em relação à renovação do prazo de pagamento das parcelas relacionadas à incapacidade do trabalhador.
A boa notícia é que o agendamento não leva mais do que poucos minutos. Ele pode ser feito pela internet ou pelo telefone. Abaixo, tire suas dúvidas sobre ele e veja como fazê-lo rapidamente.
Leia ainda:
- Auxílio por incapacidade temporária acidentário: Regras e valores
- Auxílio-doença sem perícia: como funciona e como pedir
O que é perícia do INSS?
A perícia é um procedimento realizado pela Previdência Social para identificar se um trabalhador está incapacitado para a prestação de serviços, parcialmente ou completamente, temporariamente ou não.
Ela é feita por um médico vinculado ao INSS. Durante o procedimento, ele realiza exames físicos no paciente, bem como o questiona quanto aos sintomas e tratamentos e analisa documentos, como laudos, atestados e receituário.
A perícia do INSS serve, então, para que o órgão reconheça a necessidade de se afastar o trabalhador de suas atividades.
O afastamento visa permitir ao cidadão a recuperação de sua saúde para que, depois, ele possa voltar a exercer suas atividades de trabalho.
É obrigatório fazer a perícia do INSS?
Sim, em alguns casos é obrigatório agendar a perícia do INSS.
A princípio, os trabalhadores podem ter acesso ao auxílio por incapacidade temporária sem a necessidade de passar pela perícia.
Neste caso, a concessão do benefício se baseia em documentos. Contudo, ele se limita a 6 meses.
Portanto, caso o trabalhador precise de mais tempo para tratamentos e para a sua recuperação, deverá requerer um novo auxílio.
Todavia, desta vez, ele não poderá ser cedido apenas com base em documentos, pois exigirá a perícia.
Além disso, apenas o auxílio-doença e o auxílio-doença acidentário podem ser solicitados uma única vez sem a realização de perícia.
A aposentadoria por invalidez, por outro lado, tem o atendimento pericial como requisito obrigatório.
Como agendar a perícia do INSS?
O agendamento da perícia pode ser feito pelos canais de atendimento digitais da Previdência Social.
Tratam-se do site e do aplicativo Meu INSS, este disponível para celulares Android e iOS nas respectivas lojas de apps.
Neste caso, o próprio segurado do INSS agenda a perícia, sem a necessidade de atendimento por um atendente. Para isso, basta seguir esse passo a passo:
- Primeiramente, acesse o canal de atendimento;
- Então, faça login com o cadastro Gov.br (CPF e senha);
- Em seguida, clique em “Pedir benefício por incapacidade” e selecione a opção correspondente (por doença, acidente, etc.);
- Logo depois, informe seus dados para contato;
- Clique em “Avançar”;
- Por fim, escolha um dia e um horário para comparecer à perícia. Confirme o agendamento.
Desse modo, depois de agendar a perícia do INSS basta se apresentar no local de atendimento conforme dia e hora marcados.
Ao fazê-lo, tenha em mãos documentos que possam comprovar a situação de saúde e que auxiliem na aprovação do benefício.
Além disso, também é possível realizar o agendamento para o procedimento pericial pela Central de Atendimento telefônico do INSS. Ela fica disponível gratuitamente para ligações no número 135.
Confira agora: