Saquei o FGTS antes da multa rescisória; terei prejuízos?

02/10/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saquei o FGTS antes do depósito da multa, isso afetará o valor dela na rescisão? Saiba o que entra na base de cálculo dela.

Publicidade

Saquei o FGTS antes do pagamento da multa rescisória, e agora?! É possível ter prejuízos em relação ao bônus pago pelo empregador? Como fica a base de cálculo?

Todas essas dúvidas são relevantes e determinam questões importantes na rescisão do contrato, especialmente em relação aos direitos do trabalhador.

Por isso, o Guia do Ex-Negativado reuniu suas respectivas respostas. Continue lendo e saiba como fica.

O que é a multa na rescisão do contrato?

A multa é uma espécie de bonificação que é paga pelo empregador em favor do trabalhador em razão do final do contrato de trabalho.

Todavia, ela somente é devida aos trabalhadores em caso de dispensa sem justa causa ou de acordo rescisório. No primeiro caso, é de 40% e, no segundo, de 20%.

Veja ainda:

Saquei o FGTS antes do pagamento da multa, terei prejuízos?

Não, pois a base de cálculo do pagamento da multa rescisória corresponde à soma de todas as parcelas de Fundo de Garantia que o trabalhador recebeu ao longo do contrato.

Por isso, mesmo que houver saque de parte do FGTS ao longo da manutenção do contrato, isso não prejudica o trabalhador.

Esse é o caso, por exemplo, de quem adere ao saque-aniversário. Ou, então, que realiza o saque do Fundo de Garantia para compra de imóvel.

O valor que é descontado do saldo do FGTS não deixa de contar, portanto, para o cálculo da multa.

Assim, mesmo quem sacou o FGTS antes do pagamento da multa não deixa de garantir a consideração deste valor como base de cálculo dela.

Fiz o saque-aniversário, posso sacar a multa do FGTS?

Sim, a multa fica disponível. Apesar disso, não é possível sacar o restante do saldo existente naquela conta de Fundo de Garantia pelo saque-rescisão.

Dessa maneira, quem é adepto do saque-aniversário pode sacar apenas a multa rescisória.

O restante permanece na conta de FGTS até que o trabalhador se enquadre em outra modalidade que permita o resgate do Fundo de Garantia inativo.

Saiba mais:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa